spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Seminário Amigo do Leão debate arrecadação de recursos para fundos sociais

EventosSeminário Amigo do Leão debate arrecadação de recursos para fundos sociais
spot_img
spot_img

Compartilhe

Evento será realizado no auditório da Facisc nesta quinta-feira, 1º de dezembro, e precede cerimônia do Prêmio Amigo do Leão promovido pelo núcleo SC da Associação Brasileira de Captadora de Recursos (ABCR)

O núcleo Santa Catarina da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o Seminário Amigo do Leão. A iniciativa visa debater políticas públicas que contribuam com a destinação de recursos do Imposto de Renda para projetos sociais através dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso. O evento será realizado das 8h às 12h30min no auditório da FACISC (Rua Visconde de Cairu, 391, 3º andar, bairro Estreito) e as inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla clicando no link.

A programação do Seminário Amigo do Leão prevê a realização de palestras e momentos de diálogo com o público participante. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina, Cleber Paes Alves, abre a programação, às 8h15min, com a explanação sobre o papel do conselheiro para alcançar resultados para as políticas públicas.

Na sequência, às 9h, a presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Ariane Angioletti, ministra palestra sobre como organizar um fundo municipal, falando sobre questões fundamentais como estrutura, diagnóstico, plano de ações e edital de chamamento público.  Os principais desafios para o funcionamento dos fundos em Santa Catarina são tema do painel que será mediado por Tadeu Vieira, da ABCR, a partir das 10h, com participação de representantes do Conselho Municipal do Idoso de Tijucas (Maria Edésia da Silva Vargas, a Déda), Portonave (Ellen Garcia, diretora executiva do Instituto Portonave), Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos (diretora Vera Ottonelli Durli) e Receita Federal (Roseli Fabrin).

Um segundo painel vai discutir a situação de insegurança jurídica em relação à chancela, que possibilitava ao doador indicar a instituição credora dos recursos destinados com abatimento do Imposto de Renda. “Desde fevereiro de 2022, a chancela não pode mais ser feita, mas já tramita no Congresso uma proposta para alterar essa situação. Vamos discutir os vários cenários em relação ao tema”, explica a captadora de recursos (Bee The Change) e integrante da ABCR, Clarissa Iser. O evento é aberto ao público em geral e será realizado em formato presencial.  

O Seminário Amigo do Leão é uma promoção simultânea ao Prêmio Amigo do Leão, criado pelo núcleo Santa Catarina da ABCR para reconhecer aqueles que destinam recursos via abatimento do Imposto de Renda para projetos sociais, por meio do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e Fundos de Idoso. A cerimônia de premiação em sete categorias distintas será realizada também no dia 1º de dezembro, a partir das 18h30min, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Para participar, inscreva-se gratuitamente através do link.

O Prêmio Amigo do Leão é uma realização do núcleo catarinense da ABCR, com patrocínio das empresas Engie, Portonave, Portobello, Porto de Itapoá, Sicoob, Giassi, Combo e FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Conta com apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), SESCON Blumenau, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), Instituto Filantropia e RTA Contabilidade.

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura (ABCR e Facisc).

8h15min – Palestra: Qual o papel do Conselheiro frente ao desafio de alcançar resultados para as políticas públicas? – com Cleber Paes Alves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.

8h45min – Diálogo com o público.

9h – Palestra: Como organizar um fundo municipal? Estrutura, Diagnóstico, Plano de Ações e Edital de Chamamento Público – com Ariane Angioletti, presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina.

9h30min – Diálogo com o público.

9h45min – Intervalo.

10h – Painel: Quais os principais desafios para o funcionamento do fundo da criança e do adolescente e fundo do idoso em Santa Catarina? – Mediação por Tadeu Vieira, da ABCR, com participação de representantes do Conselho Municipal do Idoso de Tijucas, Portonave, Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos e Receita Federal.

11h – Painel: Chancela – apresentação da situação de insegurança jurídica (tema conforme cenário vigente); a volta da chancela: como otimizar a arrecadação de recursos para os fundos?; a nulidade da chancela: como otimizar a arrecadação de recursos para os fundos?. Com Clarissa Iser – Bee The Change Captação de Recursos.

11h30min – Debate aberto com mediação da ABCR.

12h30min – Encerramento.

Acesse o site do núcleo SC da ABCR em https://www.nucleoabcrsc.org/ .