spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

HU-UFSC/Ebserh inicia obras para instalação de novos equipamentos no sistema de refrigeração

SaúdeHU-UFSC/Ebserh inicia obras para instalação de novos equipamentos no sistema de refrigeração
spot_img
spot_img

Compartilhe

Investimento moderniza o sistema, oferecendo mais segurança e estabilidade para pacientes, trabalhadores, acompanhantes e demais usuários

O Hospital Universitário Professor Polydyro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) vai contar com novo equipamento que permite a modernização e expansão do sistema de refrigeração de alguns ambientes, atendendo pacientes, trabalhadores, acompanhantes e visitantes. Trata-se da nova Central de Água Gelada, composta por três resfriadores (chillers) que começou a ser instalada nesta segunda-feira, 28.

Com um investimento de R$ 4,7 milhões provenientes do Plano de Aplicação de Recursos do Ministério da Educação, as obras serão executadas em duas etapas: (1) a construção da casa de máquinas e (2) o fornecimento e instalação dos equipamentos, ocupando uma área de 190 metros quadrados. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no prazo de um ano.

 Chillers são equipamentos de grande porte, alta tecnologia e eficiência, que proporcionam desempenho e segurança. A equipe de engenheiros do HU-UFSC/Ebserh, responsável pelo projeto e fiscalização da obra, explicou que o sistema é apropriado para refrigeração em ambientes de grande escala e locais onde é necessário manter uma temperatura constante, com precisão no controle. Os novos chillers aumentarão em 3 vezes a capacidade de refrigeração do HU-UFSC/EBSERH. Apesar disso, não haverá aumento no consumo de energia elétrica em razão do altíssimo índice de eficiência energética especificado.

 Além disso, o investimento vai oferecer maior estabilidade ao sistema e reduzir a necessidade de manutenções não programadas, uma vez que os equipamentos em operação atualmente têm até 16 anos de uso.

 O chefe do Setor de Infraestrutura Física, José Fabris, explicou que o início dos trabalhos marca uma fase importante na modernização e estabilidade do sistema no hospital e abre a possibilidade de expansão do sistema de refrigeração.

O gerente administrativo do hospital, Nélio Francisco Schmitt, ressaltou a importância da concretização do projeto. “Trata-se de investimento de alto custo, indispensável para possibilitar a renovação do sistema de climatização do nosso HU. Agradeço a participação de todos que, de uma forma ou de outra, se envolveram nesse grandioso projeto, proporcionando avanços importantes na evolução da infraestrutura hospitalar.”, disse.