A partir do dia 23 o TICIF terá um fluxo diário de 60 mil pessoas
Com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários e da circulação dos ônibus no TICEN; revitalizar o Terminal Cidade de Florianópolis; recuperar o comércio no entorno do local; oferecer melhores condições aos turistas e aos serviços de fretamento existentes e resgatar a circulação de usuários cativos e turistas no Centro Histórico, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais reinaugura no próximo dia 23 de março, às 10h, o Terminal Cidade de Florianópolis.
Segundo levantamento de dados com base no quadro de horários das empresas intermunicipais, atualmente o Terminal Cidade de Florianópolis possui uma baixa ocupação de sua área com 42 linhas e em média 9.000 partidas/mês operadas pelas empresas Biguaçú, Imperatriz, Santa Terezinha e Jotur. No TICEN são 83 linhas intermunicipais, operadas pelas empresas Biguaçú, Santa Terezinha e Jotur, mais 72 municipais das empresas Emflotur, Canasvieiras, Insular, Transol e Estrela, totalizando 155 linhas.
A partir do dia 23 serão 125 linhas intermunicipais operando no Terminal Cidade de Florianópolis. No TICEN permanecerão apenas as 72 linhas municipais. A secretaria de Transportes informa que apesar das linhas intermunicipais serem em maior número os horários são reduzidos, a exemplo da linha Santa Izabel que tem apenas três horários por dia.
Segundo o prefeito em exercício, João Batista Nunes, as modificações proporcionarão aos usuários um maior conforto e segurança nos seus deslocamentos no TICEN, além disso, os usuários do Terminal Cidade de Florianópolis terão uma área revitalizada e monitorada 24 horas com câmeras de segurança, com maior acesso as informações e com deslocamento aos seus destinos com maior agilidade. Os motoristas e cobradores também terão melhores condições de trabalho, segurança e limpeza em ambos os terminais. Para os turistas e os usuários dos fretamentos foi destinado um local seguro para o embarque e desembarque. “A região foi muito tempo abandonada e esquecida e agora terá uma retomada de participação no desenvolvimento da Cidade e um fluxo diário de 60 mil pessoas, reaquecendo assim o comércio local e humanizando todo seu entorno”.
Além dos itens de segurança, o Terminal Cidade de Florianópolis receberá:
– reforma nos bancos e grades,
– recuperação no asfalto, desobstrução das bocas de lobo e recuperação das descidas pluviais,
– pintura de faixas de segurança horizontais para pedestres e na estrutura do Terminal,
– melhoria na iluminação interna e externa do Terminal
– rampas para portadores de necessidades especiais,
– construção de banheiros dentro do Terminal (a ordem de serviço para o edital será assinada no dia 23 de março),
– reforma dos banheiros da Praça Fernando Machado,
– criação de área exclusiva para turismo e fretamento com calçadas, rampas e abrigo de passageiros,
– posto avançado da Guarda Municipal em Frente ao Terminal na Praça Fernando Machado
MUDANÇAS NAS PLATAFORMAS
ESTRELA – LINHAS INTERMUNICIPAIS
Estava no TICEN – Plataforma D
Passará para o Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 1
SANTA TEREZINHA
Estava no Ticen – Plataforma D
Passará para o Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 1
JOTUR
Estava no Ticen – Plataforma D
Passará para o Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 2
IMPERATRIZ
Estava no Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 1
Continuará no Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 3
BIGUAÇÚ
Estava no Ticen – Plataforma E
Passará para o Terminal Cidade de Florianópolis – Plataforma 3, 4 e 5