spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Cidades inteligentes: ACIF presente na Smart City Week, em Barcelona

NegóciosCidades inteligentes: ACIF presente na Smart City Week, em Barcelona
spot_img
spot_img

Compartilhe

O foco é conhecer ideias e soluções para construção de cidades mais inteligentes

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) é uma das lideranças do Brasil presente na Smart City Week – Comitiva Barcelona 2022, organizada pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities, hub de negócios que representa o consórcio Fira Barcelona no Brasil, de 14 a 18 deste mês na capital mundial das smart cities, na Espanha.

O presidente da entidade, Rodrigo Rossoni, integra a comitiva de cerca de 150 pessoas, entre profissionais, gestores e entusiastas que farão uma imersão intensa de conhecimento e troca de experiências sobre o futuro das cidades.

“Ter a oportunidade de vivenciar cases de maior destaque no mundo e participar do maior evento mundial em cidades inteligentes é uma honra. O momento é de aprendizado para poder levar daqui o melhor conhecimento possível para Floripa e Santa Catarina”, disse Rossoni.

Imersão e conhecimento

Os participantes da comitiva estarão imersos em uma agenda extensa que inclui visita ao Smart City Expo World Congress, maior evento mundial em cidades inteligentes.  Também faz parte do cronograma uma visita ao Barcelona Supercomputing Center (Centro Nacional de Supercomputação) e ao computador MareNostrum 4, um dos datacenters mais bonitos do mundo.

A comitiva irá ao Barcelona Centre de Disseny (BCD), que trabalha o design como fator de transformação para a sociedade por meio da sustentabilidade e competitividade.

Distrito de inovação 22@

Uma visita ao distrito de inovação 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), está no roteiro da comitiva. O Distrito 22@ Barcelona, foi o que inspirou a ACIF, em 2021, na criação do projeto Estreitar, uma iniciativa construída em conjunto com mais de 20 lideranças do ecossistema local – empreendedores, entidades empresariais, sociedade civil organizada, universidades e o poder público estadual e municipal.

O modelo, que tem subsídio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com a participação de Josep Piqué, um dos idealizadores do projeto, que também acompanha o grupo em Barcelona.