spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Lei que trouxe os cartórios para mais perto dos cidadãos completa 15 anos

GeralLei que trouxe os cartórios para mais perto dos cidadãos completa 15...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Neste período, serventias absorveram a realização de procedimentos antes concretizados somente via Judiciário

Em 2022, a Lei 11.441/2007, que credenciou os cartórios a assumirem também serviços que só eram oferecidos pelo Estado, completou 15 anos. Os avanços refletem em mais agilidade, eficiência e proximidade dos cartórios com os cidadãos. “A desjudicialização de atos levou os cartórios, presentes em todos os municípios de Santa Catarina, para mais perto da sociedade. Ano a ano, o acesso aos serviços das nossas serventias estão mais simples, menos onerosos, facilitados e geograficamente mais próximos do cidadão”, avalia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC), Renato Martins Silva.

Nestes 15 anos, os cartórios absorveram, por exemplo, a realização de procedimentos antes concretizados somente via Judiciário. Como lavraturas de inventário, partilhas, separações e divórcios consensuais, que hoje podem ser encaminhados diretamente nas serventias, e de forma muito mais rápida e econômica. Tudo isso mantendo o zelo pela segurança dos atos praticados pelos cidadãos. Antes da lei entrar em vigor, os processos judiciais levavam meses ou até anos para serem concluídos, gerando gastos financeiros e também o desgaste de todos os envolvidos. Agora, por exemplo, um divórcio sem bens a partilhar pode ser resolvido no mesmo dia. O apostilamento de documentos para uso internacional, que antes podia levar até quatro meses, também pode ser realizado no mesmo dia, dependendo da quantidade de documentos apresentados. Um inventário judicial, que levava anos, passou a ser concluído em poucos meses na serventia extrajudicial.

“Todos saem ganhando. E além disso, Santa Catarina foi o estado pioneiro na adoção do selo de fiscalização por todos os cartórios brasileiros, um processo que garante ainda mais segurança e permite ao usuário conferir a autenticidade de um documento e de todos os atos de forma on-line. A segurança é uma premissa que pauta e sempre pautará todas as nossas ações. Em paralelo, estamos constantemente em busca de novas ferramentas para proporcionar mais conforto e facilidade ao usuário dos cartórios”, acrescenta. Graças aos investimentos em tecnologia da informação e treinamento de pessoal, Santa Catarina também foi pioneira em integrar as Centrais Nacionais de serviços, como a de Registro Civil, que permite a solicitação pela internet de certidões de qualquer cartório do País, e de Registro Imobiliário, que disponibiliza as certidões imobiliárias de forma online.