O LIDE Santa Catarina anunciou mais uma parceria com uma grande empresa catarinense: o Grupo Dimas passa a integrar a vertical temática sustentabilidade.
O convite para participar do seleto grupo de líderes empresariais foi feito pelo próprio presidente da instituição, Delton Batista, após análise de critérios de relevância, crescimento e protagonismo setorial, bem como uma rigorosa avaliação feita pelo Comitê de Gestão do LIDE nacional, em São Paulo.
Com 46 anos de história, o Grupo Dimas se consolidou como uma das mais tradicionais empresas de Santa Catarina. Criada em 1976 como uma multimarcas de carros, a empresa expandiu seus negócios ao longo das décadas, abraçando também os segmentos da construção civil e seguros.
Nos últimos anos, o Grupo Dimas tem se destacado no cenário empresarial por conta de suas ações focadas na sustentabilidade, o que despertou especial atenção do LIDE SC, que tem a temática ESG como um de seus pilares de atuação.
A empresa é representante exclusiva da marca Volvo no Estado e passou a trabalhar, de forma cada vez mais frequente, com veículos híbridos e elétricos, que utilizam energia elétrica ao invés de combustível fóssil. Esse foco mais sustentável contagiou a empresa e fez com que ela passasse a abraçar a causa ambiental em toda a sua rotina.
“Veículos híbridos e elétricos, que são o futuro do nosso planeta e a bandeira da Volvo, estão muito ligados à uma ideia de sustentabilidade. E isso nos inspirou a olhar com mais atenção para este assunto. Nossa empresa sempre esteve comprometida com a comunidade e, com isso, passamos a devolver a ela tudo o que usufruímos desse ambiente. Entendemos que todo empreendimento tem a obrigação de melhorar algo para a região onde está instalada”, afirma Ricardo Dimas, diretor do Grupo Dimas.
Todas as empresas do Grupo (WeCharge, Volvo Dimas, Ford Dimas, e Dimas Construtora) têm adotado a sustentabilidade como parte central de sua cultura, passando a direcionar suas ações e iniciativas em prol do meio ambiente. Entre as iniciativa, destacam-se:
Separação do lixo e descarte adequado de peças e resíduos, como lâmpadas, baterias, óleo, pneus e outras sucatas; redução do uso do plástico e do papel (o que levam até a substituição do sistema interno de gestão utilizado por décadas, mas que exigia muitas impressões desnecessárias);reaproveitamento dos uniformes que deixavam de ser utilizados; utilização de placas solares e captação da água da chuva nas dependências das novas lojas e a neutralização, por meio do plantio de árvores nativas, de todo o carbono emitido com as recargas feitas nos eletropostos de sua mais nova frente de negócios, a startup WeCharge.
A parceria com o LIDE passará a dar mais visibilidade a essas práticas e iniciativas, especialmente entre os líderes empresariais que integram a instituição. Isso irá contribuir com a disseminação das melhores práticas de sustentabilidade empresarial e, até mesmo, refletir no desenvolvimento socioeconômico do Estado. Para o presidente do LIDE, essa participação colocará o Grupo Dimas em outro patamar de compromisso. “A empresa passa a ser vista como exemplo de sustentabilidade no Estado, uma agenda que se tornou prioridade mundial na construção de uma nova economia”, afirma Delton Batista.