No Brasil as questões de trabalho relacionadas a saúde e segurança ocupacional são regulamentadas pelas Normas do Ministério Público do Trabalho. Dentre elas, existem duas principais para a ergonomia, que são: a NR-01 que guia a empresa para a gestão dos riscos ocupacionais e a NR-17 específica da ergonomia, as quais suas atualizações entraram em vigor no dia 3 de janeiro de 2022.
A proposta das atualizações da NR-01 e NR-17 é implementar um programa de gestão unificado para todos os riscos ocupacionais, incluindo a ergonomia.
A nova NR-1 traz como forma obrigatória a AEP – Avaliação Ergonômica Preliminar, como forma de diminuir os custos e o tempo de execução do plano de ação em ergonomia.
A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) tem como objetivo principal avaliar e identificar os perigos em ergonomia.
Hoje no mercado, existem empresas que prestam serviços de ergonomia, como a ERGONOMIKA: empresa especializada em Ergonomia Ocupacional, cuja missão é aumentar a produtividade das empresas focando na saúde, conforto, eficiência e segurança dos colaboradores.
O principal objetivo é ajudar no cumprimento das normas regulamentadoras Nacionais e Internacionais vigentes. O papel das fisioterapeutas ergonomistas é solucionar problemas e propor melhorias, por meio de serviços que são regidos, fiscalizados e orientados através das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a NR-01 que abrange todos os riscos da empresa, inclusive os ergonômicos, assim como também, a NR-17, específica de ergonomia.
A ergonomia no ambiente de trabalho impacta diretamente no bem-estar, qualidade de vida, saúde e segurança do trabalhador.
As condições adequadas do Posto de Trabalho contribuem não apenas para reduzir riscos ergonômicos, mas também para evitar acidentes de trabalho e melhorar a saúde física e mental dos colaboradores.
Sobre a Ergonomika
Somos uma empresa especializada em Ergonomia Ocupacional cuja missão é aumentar a produtividade da sua empresa focando na saúde, conforto, eficiência e segurança dos colaboradores.
Nosso objetivo é ajudar no cumprimento das normas regulamentadoras Nacionais e Internacionais vigentes. O papel das fisioterapeutas ergonomistas é solucionar problemas e propor melhorias, por meio de serviços que são regidos, fiscalizados e orientados através das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a NR-01 que abrange todos os riscos da empresa, inclusive os ergonômicos, assim como também, a NR-17, específica de ergonomia.
A ergonomia no ambiente de trabalho impacta diretamente no bem estar, qualidade de vida, saúde e segurança do trabalhador.
As condições adequadas do Posto de Trabalho contribuem não apenas para reduzir riscos ergonomicos, mas também para evitar acidentes de trabalho e melhorar a saúde física e mental dos colaboradores.