A edição mensal do Momento da Ética, evento virtual promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), vai ter como tema a discussão da qualidade do ensino médico no País. Nos últimos anos houve crescimento bastante expressivo no número de vagas nos cursos universitários, movimento que não foi acompanhado pela oferta de mais infraestrutura para as atividades práticas exigidas dos estudantes nem ampliação significativa no número de professores. O assunto será abordado pelo corregedor do CRM-SC e representante do estado no Conselho Federal de Medicina, Anastácio Kotzias Neto.
Transmitido no canal da autarquia no You Tube (www.youtube.com/CRMSC1 ) o Momento da Ética será na quarta-feira, dia 26/10, a partir das 19h30.
A discussão sobre a qualidade do ensino médico é essencial. Segundo estudo do CFM, diversas localidades onde há novas escolas médicas não têm a estrutura adequada para garantir que os alunos façam as atividades práticas necessárias. Entre os problemas identificados estão a escassez de leitos hospitalares de internação e o número insuficiente de equipes de saúde da família ou hospitais de ensino disponíveis. Além disso, o País não conta com professores em número suficiente para o ensino de disciplinas privativas da medicina, conforme a Lei nº 12.842/13.
Atualmente o Brasil tem 376 escolas médicas – 19 delas em Santa Catarina. “Os números mostram que não precisamos de mais faculdades, mas sim de cursos de medicina que consigam oferecer formação adequada e de qualidade aos estudantes”, diz Kotzias. Ele acrescenta que a fixação de profissionais em diferentes pontos do território depende da oferta de condições adequadas de trabalho.