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Florianópolis, 14 novembro 2024

Eventos corporativos retomam formato presencial com foco em engajamento e novas experiências

EventosEventos corporativos retomam formato presencial com foco em engajamento e novas experiências
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Grandes encontros de diversos setores movimentam o segundo semestre do ano para a troca de conhecimentos, apresentação de novidades, tendências e inovação

Os novos hábitos no pós-pandemia faz com que os eventos corporativos se adaptem ao retomar o formato presencial com ambientes que engajem e criem novas experiências aos participantes. Grandes encontros de diversos setores como o de startups, vendas e marketing voltaram com força total em 2022. A Yazo, empresa de tecnologia especializada em plataformas para realização e engajamento de eventos presenciais e virtuais, registrou um aumento de 245% na demanda no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o segundo semestre, a projeção é ter um crescimento de 60% em relação aos primeiros seis meses do ano. 

“Há uma demanda reprimida de eventos presenciais por causa da Covid-19. Isso fez com que houvesse uma corrida pela realização de eventos, como forma das marcas voltarem a ter um relacionamento mais próximo com seus clientes. A maioria agora traz opções de conteúdos e tipos específicos de ingressos para o online, realizando assim eventos híbridos”, confirma Eduardo Frezarin, CEO da Yazo. “No pós-pandemia, os eventos trazem um grande foco em experiências, mesclando entretenimento, conteúdo e negócios. Os eventos mais inovadores do país estão apostando no conceito da gamificação como forma de aumentar o engajamento do público com o conteúdo e as marcas presentes. Também cresceu muito a oferta de atrações musicais, praças de alimentação com food trucks e atividades em ambientes abertos”, conta o especialista.

Foi assim com o Involves Experience, maior experiência em trade marketing da América Latina, que recebeu mais de 1,3 mil pessoas na segunda quinzena de outubro deste ano, em São Paulo. Com uma infraestrutura completa, mais de 30 palestras com profissionais renomados do mercado, feira de negócios, food trucks e ambiente para Happy Hour, a 6a edição do evento surpreendeu o público após dois anos de pausa motivada pela pandemia.

Para Thais Freitas, gerente de marketing da Involves, empresa que desenvolve plataformas de inteligência artificial que impulsionam os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda e promotora do Involves Experience, o retorno do evento presencial foi muito importante para o setor, principalmente pelas trocas e conexões físicas proporcionadas. “O Involves Experience tem como principal característica ser um momento de aproximação das pessoas que fazem acontecer a conexão entre a indústria e o varejo. As operações de trade marketing são feitas de pessoas e para pessoas e o foco está em entregar a melhor experiência para os clientes que precisam ser colocados no centro de todas as decisões”, diz.

Além do networking, o evento também serviu como um laboratório para ouvir as pessoas que fazem o trade marketing, apresentar tendências em soluções e definir os próximos passos do mercado. “A experiência de 13 anos no mercado da Involves nos permitiu debater tendências em parceria com representantes das indústrias de bens de consumo e varejistas. E nada melhor do que espaços como o do laboratório para cocriar novas soluções com o mercado”, destaca Pedro Galoppini, co-founder e CPO da empresa.

Imersão especializada em marketing e vendas, pesquisa e inovação 

O RD Summit 2022, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, também retoma o formato presencial e terá sua 8ª edição realizada em Florianópolis (SC). O encontro, promovido pela RD Station, acontece entre os dias 26 e 28 de outubro e tem público esperado entre 11 e 12 mil pessoas. Com parcerias com Profissas, Greenpeace e UNESCO-SOST Transcriativa, o RD Summit 2022 recebe participantes de todos os estados do país para uma experiência repleta de surpresas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Ao todo, são 180 horas de programação simultânea que convergem em sete trilhas temáticas: marketing, vendas, inovação, customer experience e customer success, desenvolvimento pessoal, gestão e estratégia, e diversidade.

De acordo com Denis Braguini Bevacqua, diretor de eventos da RD Station, os conteúdos serão explorados por meio da expertise de mais de 130 palestrantes de renome nacional e internacional, além de contar com espaços para networking, feira de negócios, atrações artísticas e ativações voltadas ao público-alvo do evento. “O RD Summit vem se consolidando ano a ano como um evento em que mais de 65% dos participantes são tomadores de decisão, mas que tem como diferencial ser dedicado a atender os objetivos de todas as pessoas e empresas que vivenciam na prática os desafios e as evoluções do mundo dos negócios”, explica. “Em 2022, nosso conteúdo vai explorar diferentes vertentes para ajudar esse público a agregar mais conhecimento em seus processos operacionais e de gestão, impactando em melhores resultados para suas organizações”, completa.

Já a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) promove a 20ª edição de sua Conferência anual, um dos maiores eventos de inovação e pesquisa do Brasil, com o tema “Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”. O encontro será entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Campinas (SP), e contará com a participação de importantes atores do ecossistema de inovação brasileiro. Dentre os palestrantes confirmados estão o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da 3M, Cordell Hardy, e a vice-presidente sênior de Sustentabilidade da 3M, Gayle Schueller; Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson; Antônio José Roque da Silva, diretor Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Regina Magalhães, diretora de Sustentabilidade da Johnson’s Controls e a especialista em Ciência da Felicidade e fundadora da startup Be Happier, Flavia da Veiga. 

“Após dois anos, retomamos a programação presencial da Conferência. Essa formatação proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer e reencontrar outros atores do ecossistema de inovação nacional e internacional, fazer networking e compartilhar experiências. Vale lembrar que a cultura da inovação se tornou ainda mais forte durante a pandemia. E, de fato, trazer debates sobre a inovação no âmbito do desenvolvimento sustentável é fundamental para o momento histórico que vivemos pós-pandemia, pois, ela se tornou um fator decisivo para a sobrevivência das empresas no mercado”, avalia Marcela Flores, diretora executiva da ANPEI. 

Conhecer o mercado e fortalecer a marca 

Para empresas, a participação em eventos corporativos é uma possibilidade de conhecer ainda mais o mercado de atuação. Especializada em automação de marketing e CRM para e-commerce, a startup polonesa edrone instalou a primeira filial no Brasil este ano, agora planeja dividir um investimento de R$ 2 milhões previsto para 2023 entre a contratação de profissionais brasileiros e a participação em eventos do setor, focando na expansão. “Nossa previsão é de que nos próximos dois anos o Brasil seja o nosso principal mercado, superando, inclusive, a Polônia, onde fica nossa sede”, explica o country managerno Brasil, André Floriano. A filial fica em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A Triven, empresa pioneira em CFO as a service e outros serviços de backoffice para startups, considera, segundo o CEO, Fernando Trota, que os eventos têm o importante papel na presença da marca, gerando leads e também mantendo a empresa e colaboradores  atualizados frente às tendências do segmento. Este ano a Triven participa do StartSe SVWC como expositor, e o marketing da empresa também marca presença no Future Hub Festival e no RD Summit.

“Ver e ser visto é o que nos norteia quando definimos por investir tempo e dinheiro em eventos do ecossistema. O retorno dos eventos presenciais com certeza aumentam essa visibilidade, embora não possamos deixar de reforçar o quanto aprendemos a gerar negócios no remoto. O presencial, o olho no olho, nos possibilita trocas e percepções que aumentam a efetividade dos relacionamentos e, consequentemente, mais negócios”, completa Trota.