A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em parceria com o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil que acontece no Rio de Janeiro, está articulando a escrita de carta com propostas de políticas públicas para o audiovisual para crianças e jovens a ser entregue ao próximo Presidente da República.
O documento está sendo elaborado a partir de conversas com diretores e produtores que participam dos festivais e tem entre as propostas, ligadas à recriação do Ministério da Cultura, incentivo para a produção de séries, curtas e longas-metragens por todo o país para este público, além da promoção de festivais de cinema para a infância e cineclubes dentro das escolas.
Luiza Lins, diretora da Mostra, e Carla Esmeralda e Carla Camurati, diretoras do FICI, sinalizam a importância de reatar a relação MINC/MEC para a implementação da Lei 13.006, que trata da exibição de cinema brasileiro nas escolas.
Elas também apontam como fundamental a formação de público a partir da idade pré-escolar seja um dos pilares principais para a retomada de políticas públicas e investimentos para o audiovisual brasileiro.
A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada de 7 a 22 de outubro – presencial em Florianópolis e na plataforma Itaú Cultura Play, teve um público de mais de 7 mil pessoas e contou com a participação de dezenas de realizadores de filmes para crianças em bate-papos após as sessões.
Saiba mais www.mostradecinemainfantil.com.br