spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Cineclube exibe filmes sobre agroglifos e violência contra a mulher neste sábado no Ribeirão da Ilha

VariedadesCineclube exibe filmes sobre agroglifos e violência contra a mulher neste sábado...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com entrada gratuita, 6ª edição do CINE Lanterna Mágica exibirá as produções catarinenses Magnético e Efeito Desterro na casa ateliê de um ilustrador

O CINE Lanterna Mágica exibe neste sábado (22), às 19 horas, mais dois filmes catarinenses: Magnético, de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino; e Efeito Desterro, de Fernanda Ozório. As duas produções são de 2021. A entrada é gratuita, com classificação livre, e haverá roda de conversa com as pessoas realizadoras.

Magnético traz o ponto de vista dos moradores de Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, sobre as misteriosas aparições de grandes figuras geométricas nas plantações, conhecidas como agroglifos. Por coincidência, há duas semanas um novo agroglifo apareceu em Ipuaçu, quando o filme já estava planejado pelo cineclube. Produzido pela Margot Filmes, ganhou o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular da Mostra “Do Outro Lado” do 28º Festival de Cinema de Vitória 2021. Além disso, está participando de diversos outros festivais.

Já Efeito Desterro reconstrói um acontecimento de violência contra a mulher, inspirado num conhecido caso ocorrido em Florianópolis, preservando a identidade da vítima real. Foi produzido em apenas 48 horas para o concurso 48h Ibero Challenge 2021, no qual recebeu o prêmio de Melhor Uso da Personagem, que o qualificou para participar do Festival IberoÀ, nos Estados Unidos, em 2022.

Após as exibições, haverá roda de conversa com os realizadores Ilka Goldschmidt,  Cassemiro Vitorino (Magnético) e Fernanda Ozório (Efeito Desterro). Participarão também Eloar Guazelli Filho, ilustrador, e Beto Richetti, multiartista – ambos produtores de animações e moradores do Ribeirão da Ilha.

“São filmes recentes que ajudam a conhecer um pouco do que está sendo produzido atualmente em Santa Catarina. Com isso, o CINE Lanterna Mágica contribui para a formação de público e a divulgação do cinema catarinense.  Estamos muito empolgados pelo envolvimento da comunidade, já que o Eloar Guazzelli, morador do bairro, convidou o Coletivo para fazer esta sessão na sua casa ateliê após conhecer o cineclube”, explica Fernanda.

O CINE Lanterna Mágica é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome homenageia também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro o coletivo realizou um festival de cinema, e de lá para cá vem realizando sessões de cinema mensais em diferentes espaços e escolas do bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

SERVIÇO

CINE Lanterna Mágica – exibição dos filmes “Magnético” e “Efeito Desterro” no Ribeirão da Ilha

Quando: 22 de outubro, às 19h 

Onde: Casa Azul / Ateliê do Eloar Guazelli Filho (Rod. Baldicero Filomeno, 12.725 – Ribeirão da Ilha).

Quanto: Gratuito 

Classificação: livre

+ infos no www.instagram.com/coletivolanternamagica/