O dia de ontem (17 de outubro) vai ficar guardado para sempre na memória de 60 estudantes da rede pública de ensino. Isso porque eles tiveram a sua primeira aula de orquestra, na sede da Camerata Florianópolis. Essa aula faz parte do projeto Educando com Música – convênio da Camerata com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – para oportunizar o estudo de música para crianças de escolas públicas da Capital. A emoção das crianças e adolescentes era compartilhada pelos pais e responsáveis, que puderam assistir à primeira aula de orquestra dentro do estúdio de ensaios.
Os estudantes selecionados para participar da orquestra são das escolas EEB Simão José Hess, EBM João Alfredo Rohr, EB Beatriz de Souza Brito e EEB Leonor de Barros. Depois de chegarem na sede da Camerata, eles foram orientados a sentar na sua posição na orquestra, aprenderam os cuidados com os instrumentos e realizaram os primeiros exercícios em grupo. Toda segunda-feira as aulas serão no formato de orquestra. E duas vezes por semana terão eles aulas em dupla com os professores.
A aula de hoje serviu também para os alunos escolherem instrumentos que vão tocar na orquestra: violino, viola, violoncelo, contrabaixo ou violão. A orientação sobre os cuidados com os instrumentos foi necessária porque os alunos poderão levá-los para estudar e ensaiar em casa.
Para o coordenador pedagógico do projeto, Maurício Souza, essa é uma ótima oportunidade de lazer e enriquecimento cultural. “Ficamos muito felizes em planejar e agora executar esse projeto, porque essa aprendizagem melhora o desempenho escolar e desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro pedagógico e profissional das crianças”, comemora Maurício, que é doutor em Artes Musicais pela University of Georgia (USA) e toca contrabaixo em concertos da Camerata.
Já o produtor executivo Pablo Assi relembra que nos últimos meses os estudantes tiveram a oportunidade de receber oito recitais didáticos e também contemplaram o espetáculo Clássico da Música Infantil, no Teatro Ademir Rosa. “Foi muito emocionante levar até eles esses concertos e agora será ainda mais especial, porque serão eles os artistas”.
A frente das aulas, como professores, estão os músicos Sheyla Yatsugafu e Juliana Schmidt no violino, Raiza Diatel e Matheus Gadelha na viola, Gabriela Bock no violoncelo, Maurício Souza no contrabaixo, Gabriel Bohn no violão, Cristiano Damaceno e Caroline Quadros na teoria e cultura musical e Maurício Souza, Victor Gabriel Lanzoni Alves na orquestra.
Fotos: Tóia Oliveira