spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe quatro longas-metragens brasileiros no Dia da Criança

Variedades21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe quatro longas-metragens brasileiros no...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A programação começa pela manhã e segue até à tarde; entre os filmes brasileiros, pré-estreia nacional de Chef Jack, que tem participação do ator e dublador Danton Mello, e o amado por crianças de todas idades “Turma da Mônica – Lições”

Neste ano, a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe oito longas-metragens, um número recorde e que representa a produção de cinema para a infância no Brasil. E nesta quarta (12), Dia das Crianças, quatro deles estarão na telona do festival, no teatro Pedro Ivo. Tudo de graça, até a pipoca depois da sessão.

O longa Tarsilinha (2021), de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, abre a programação de sessões do Dia da Criança, às 11h. O premiado filme, que homenageia a artista brasileira Tarsila do Amaral, foi exibido em 2021 na 20ª Mostra, realizada 100% online, e agora poderá ser visto na sala escura, presencialmente. O diretor conversa com o público após a sessão.

À tarde, às 14h, o tão esperado “Chef Jack – o Cozinheiro Aventureiro” (2022), de Guilherme Fiuza Zenha, terá pré-estreia nacional no festival. A animação tem a dublagem de Danton Mello, que empresta sua voz ao Chef Jack. Ele, o diretor e o produtor Luiz Fernando de Alencar participaram de um bate-papo após a sessão. 

Celebração da infância de muitas gerações com “Turma da Mônica – Lições” e “Alice dos Anjos”

O celebrado longa “Turma da Mônica – Lições” (2021), de Daniel Rezende, está na sessão das 16h da programação especial da Mostra do Dia da Criança. A ficção é uma continuação de “Laços” (2019), que leva para as telas os clássicos personagens dos quadrinhos de Maurício de Sousa, mas representados por crianças. 

Para fechar a programação do Dia das Crianças, será exibido o longa “Alice dos Anjos” (2021), de Daniel Leite Almeida. A ficção é uma releitura do clássico inglês “Alice no país das maravilhas” contextualizado no sertão nordestino.

Como participar

Para assistir aos filmes da Mostra é só chegar meia hora antes da sessão e retirar o ingresso gratuito na bilheteria do teatro.  Após a sessão, cada pessoa do público pode retirar a sua pipoca gratuita. 

Sobre a Mostra

A 21ª Mostra começou no dia 7 de outubro e segue até 22 de outubro, com  sala escura, sessões com filmes nacionais e internacionais – curtas e longas-metragens todos os dias, pipoca, bate-papos, sessões ao ar livre, shows musicais, oficinas para crianças e programação adulta, tudo gratuito. Além da intensa programação, uma seleção de filmes estará disponível no  Itaú Cultural Play

E esta edição especial de retomada marca também o início de um movimento que leva cinema de qualidade para dentro das escolas municipais de Florianópolis e bairros educadores, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Cinema, Infâncias e cidade”, o festival se espalha pela capital catarinense: estará em todas as regiões de Florianópolis e também no teatro Governador Pedro Ivo e no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. 

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de  levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. 

A 21ª edição é produzida através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Fischer, Itaú, Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro e Teltec. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Programação Dia das Crianças

11h – Longa Nacional: Tarsilinha classificação indicativa LIVRE, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, Animação, Brasil, 93min.|| Indicação da Mostra: +4 anos || Bate-papo com diretor após a sessão.

Tarsilinha é uma garota de 8 anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos muito especiais: as lembranças que foram roubadas. Em sua jornada, Tarsilinha verá coisas incríveis e fará amigos, mas também terá que enfrentar seus medos, superar obstáculos e voltar para casa em segurança com todas as lembranças. Assista ao trailer

14h – Pré estreia Nacional – Sessão Longa Nacional: Chef Jack classificação indicativa LIVRE, de Guilherme Fiuza Zenha, Animação, Brasil, 2022, 72min. || Indicação da Mostra: +6 anos || Bate-papo após a sessão.

Chef jack e Leonard irão cruzar as Ilhas Culinárias para completar as provas da “Convergência de Sabores”, a maior competição gastronômica do mundo e tentar vencer seus concorrentes. Assista ao trailer 

16h – Longa Nacional: Turma da Mônica – Lições classificação indicativa LIVRE, de Daniel Rezende, Ficção, Brasil, 2021, 97min || Indicação da Mostra: +6 anos 

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a Turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade. Assista ao trailer

18h – Longa Nacional: Alice dos Anjos classificação indicativa LIVRE, de Daniel Leite Almeida, Ficção, Brasil, 2021, 75min || Indicação da Mostra: +8 anos || Bate-papo após a sessão.

Alice dos Anjos é uma menina esperta que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos. Ela se vê, então, no meio de uma guerra contra um influente coronel que quer destituir as terras de comunidades tradicionais para construir uma usina hidrelétrica. À medida em que Alice se une aos seus amigos para lutar contra a opressão, ela se perceberá em uma jornada de autoconhecimento e consciência social.

Assista ao trailer

Programação completa em www.mostradecinemainfantil.com.br

Serviço

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

7 a 22 de outubro de 2022 || Gratuito 

7/10 – cinema do CIC, às 9h

8 a 16/10 – Teatro Governador Pedro Ivo | Centro Administrativo do Governo de SC, diversos horários

17 a 21/10 – Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, diversos horários

20/10 – Reitoria da UFSC, às 14h

20/10 – Vila Aparecida, 19h

21/10 – Largo da Alfândega, 19h