spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Fim de semana será repleto de atividades no FAM 2022

VariedadesFim de semana será repleto de atividades no FAM 2022
spot_img
spot_img

Compartilhe

Sessões de Cinema, Rally Universitário e Formação Panvision são algumas das atividades que marcam o terceiro e quarto dia do evento

O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 segue com a sua programação cultural neste fim de semana. Além das sessões de filmes no período da tarde e noite, será realizada a primeira oficina do Festival e as primeiras atividades relacionadas ao Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB. Além disso, dão continuidade as atividades do Rally Universitário e dos eventos parceiros, BrLab Santa Catarina e Floripa Stop Motion. O FAM, que iniciou na última quinta-feira (22), segue até o dia 28 de setembro.

As atividades no sábado (24) começam pela manhã. Das 9h às 18h, no Museu de Florianópolis – SESC/SC, o cineasta e arte-educador Fabrício Borges ministra a oficina Invenção de Filmes na Escola. Enquanto isso, no Rally Universitário Floripa, os grupos de estudantes seguem com a aprovação do argumento de seus projetos, e às 10h participam da primeira palestra do dia: Produção, com Ana Petta.

À tarde, as palestras de Fotografia, Som e Montagem acontecem respectivamente: às 13h, com o diretor de fotografia Bruno Risas; às 15h, com o editor e sound designer Fernando Vega; e às 17h, com o editor Sergio Severino. Das 14h às 18h os participantes também estarão envolvidos com a aprovação dos roteiros, que continua na manhã de domingo, a partir das 9h. As filmagens dos projetos iniciam às 11h do dia 25.

Evento parceiro do FAM 2022, o BrLab Santa Catarina realiza no sábado (24) e domingo (25), das 10h às 18h, o treinamento com os projetos catarinenses, orientados por Nara Aragão, Fernanda de Capua e Rafael Sampaio.

O Floripa Stop Motion também dá continuidade às suas atividades. O sábado será marcado pelas palestras do evento, no Cineshow Beiramar Shopping. Às 11h, Carol Gonzalez aborda sobre O mercado de Animação de Produtos para Redes Sociais; às 12h é a vez de Tiago Minamisawa, que traz A Narrativa no Curta-metragem: Da Ideia à Distribuição. Às 13h ocorre a palestra A Amplitude do Stop Motion e Suas Formas de Gerar Valor, com Mateus de Jesus; às 14h, Distribuição de Curtas em Circuito de Festivais: Difusão e Exibição, com Paola Becco; às 15h, Animação Stop Motion: Tecnologias e Tradição, com Jamile Coelho; e às 16h Dirigindo um Longa-metragem em Animação Stop Motion, com César Cabral. A tarde encerra com a exibição da mostra de curtas-metragens em animação stop motion, Stop Motion Our Fest. E no domingo pela manhã, no Majestic Palace Hotel, a partir das 10h serão realizadas as consultorias dos projetos selecionados no evento.

O fim de semana também marca o início das atividades do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB. No sábado, às 19h30, a Mostra Work in Progress exibe Mátria Amada Kalunga, filme de Lak Shamra e Thassio Freire. No domingo é a vez de Viola no Redemoinho, de Guilherme Bacalhao, às 17h30, e El Huatrila, de Roberto Flores, às 19h30. 

O Conversas FAM de Cinema no sábado (24), com início às 16h, exibe o filme Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry. A sessão discutirá a temática “Cultura Popular na Infância”. À noite, a partir das 19h, serão exibidos Aqueles que Estamos Esquecendo, de R.B. Lima e Rebeca Linhares; Artistas Invisíveis, de Nadjara Cardoso; Poder Falar: Uma Autoficção, de Evandro Manchini; Zulema, do peruano Jeff Talledo Cordova; Chorar – Karola Nunes e Pacha Ana feat. Curumin, videoclipe dirigido por Juliana Segóvia; e Quando Falta o Ar, documentário das diretoras Ana Petta e Helena Petta. 

Já no domingo (25), “Maternidade, Justiça e Racismo” é tema no Conversas FAM de Cinema, que exibe Pele Negra, Justiça Branca, de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo. Enquanto a primeira sessão da noite traz a temática “A Arte Enquanto Ação”, com os filmes A Orquestra das Diretas, de Caue Nunes; Precioso, o Filme, de François Muleka; Reflejos de Dolor, de Alexis Amarilla; Un Lugar Limpio y Bien Iluminado, uma coprodução Argentina-Venezuela, dirigida por Nelson Urdaneta; e O Crime da Penha, de Daniel Souza Ferreira e Dudu Marella. 

Encerrando o fim de semana, às 20h30 será exibido o videoclipe Pensando em Mim – Sandyalê, dirigido por Raymundo Calumby. E em seguida o documentário argentino Chango, la Luz Descubre, das diretoras Alejandra Martín e Paola Rizz.

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades. 

E acompanhe todas as atualizações do Festival nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube: @famdetodos).