Em parceria com especialistas em segurança viária, empresa divulga materiais que buscam diminuir riscos no trânsito para todos
Como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, a Uber lança um conteúdo em animação para conscientizar as pessoas sobre como diminuir as chances de acidentes para todos que fazem parte do sistema viário das cidades. O material foi desenvolvido em parceria com especialistas em segurança viária e análise de comportamento e faz parte do compromisso da empresa com o tema.
O conteúdo foi produzido para atingir o maior número de usuários, incluindo condutores de carros e veículos menores. “Estamos pensando não somente na educação de um público específico e sim em um ecossistema integrado, onde cada um possui sua responsabilidade em tornar o trânsito mais seguro. Por esse motivo, estamos focando em uma abordagem mais completa, envolvendo cada vez mais especialistas em segurança viária e produzindo mais conteúdos para os nossos parceiros e usuários” afirma Yuri Villacorta, gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber.
Esse projeto faz parte do compromisso da Uber em ter a segurança como sua prioridade. Confira outras iniciativas da Uber para segurança viária:
Animações e podcasts para parceiros do Uber Moto: Juntamente com especialistas em segurança viária, a Uber trouxe uma série de vídeos educativos, além de um podcast para os usuários e motociclistas que usam o Uber Moto para se deslocar nas cidades que possuem o serviço. A segurança de todos é o principal tema discutido que visa diminuir os riscos de qualquer tipo de acidente.
Estudo sobre os fatores de risco para motos: em parceria com o Instituto Cordial, a Uber está reunindo diversos especialistas para abordar o tema de segurança viária, especialmente no que diz respeito à proteção de quem usa veículos como motos e deve lançar um artigo desse estudo até o final de 2022.
Blitz educativas em parceria com órgãos de trânsito locais: com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, a Uber já realizou ações educativas em três estados brasileiros: Ceará, Pernambuco e São Paulo. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os riscos que podem ser evitados no trânsito de cada localidade.
Alerta de Ciclofaixa: o recurso orienta quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo enviará esse alerta no final do percurso.
Limite de tempo online dirigindo no aplicativo: a ferramenta fornece notificações ao motorista quando ele se aproxima do limite de 12 horas online conduzindo o veículo em um único dia. Atingido esse limite, ele é automaticamente desconectado e não pode utilizar o aplicativo pelas seis horas seguintes. Passado esse período, o motorista pode ficar online novamente para receber solicitações de viagem.
Maio Amarelo: No Brasil, a Uber utiliza a data para chamar atenção sobre a segurança no trânsito e atitudes de prevenção como, por exemplo, a ação com o goleiro do Athletico (PR) com celular em campo, o resultado da pesquisa Datafolha sobre bebida e direção e a ferramenta da Uber que limita as horas online do motorista.
Sobre a Uber
A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 15 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.