Há 3 anos, nascia o Projeto Sou Estreito. O objetivo era – e ainda é – um só: valorizar o bairro e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. A ideia pioneira surgiu de experiências do Primeiro Mundo e logo foi compreendida e abraçada por instituições e pela comunidade. Por trás do projeto estavam três empreendedores apaixonados pelo bairro e sem nenhuma ligação político-partidária: o designer Jorge Dolzan, o jornalista Paulo Scarduelli e o publicitário Túlio Sá. Um ano depois, entrou no time outro publicitário: Léo Diniz.
O lançamento do Sou Estreito foi realizado num evento concorrido no auditório do SESC na tarde de 9 de setembro de 2019, que contou com a presença Prefeitura de Florianópolis, Acif, CDL Florianópolis e com personagens do mundo cultural da região, como o cantor Sabarah e o Rodrigo Stüpp (do Guia Manezinho).
“Nós nos identificamos com o bairro e vemos nele potencial de crescimento organizado, tornando-se um bairro planejado, inteligente, inclusivo e humanizado”, explica Jorge Dolzan. Nesses três anos, o Sou Estreito já desenvolveu diversos projetos: mapeamento de oportunidades econômicas da região, clube de benefícios, eventos de integração do bairro. “Lançamos a ideia e sentimos sinergia com outras instituições. A ACIF, por exemplo, está criando o projeto dos Distritos Criativos para as suas regionais e deu a ele o nome de ‘EstreitarFloripa’”, ressalta Léo Diniz.
Nesses três anos, explica Paulo Scarduelli, que tem sua empresa de comunicação instalada no bairro e dali atende clientes de todo o Estado, o Estreito cresceu e, especialmente após a reabertura da Ponte Hercílio Luz, passou a chamar a atenção do setor imobiliário (pela facilidade de chegar ao centro), o valor dos imóveis aumentou (encarecimento médio de 51% no último ano) e a avenida Beira Mar Continental virou o ponto de largada de várias provas de corrida e de eventos que antes eram na ilha, como o Desfile de 7 de Setembro e a Parada LGBTIQ, que será no próximo domingo.
“Temos muita coisa para fazer e estamos buscando também unir as tecnologias de informação para beneficiar cada vez mais o bairro, os seus moradores e os que nos visitam”, finaliza Túlio Sá.
Foto divulgação Sou Estreito