Artistas de SC podem se inscrever na 9ª edição do prêmio a partir do dia 25 de agosto; vencedor fará uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris
Uma das mais tradicionais e importantes premiações no calendário de artes de Santa Catarina, o Prêmio AF de Arte Contemporânea 2022 está com inscrições abertas entre os dias 25 de agosto e 18 de setembro. Promovido desde 2013 pela Aliança Francesa de Florianópolis, a distinção irá reconhecer a trajetória de artistas de Santa Catarina com produção contemporânea. Além de bolsas de estudos de francês e exposição coletiva na Capital para os três finalistas, o vencedor fará uma residência artística na renomada Cité Internationale des Arts, em Paris.
Entre as novidades da 9ª edição está a volta para o Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), principal equipamento cultural do Estado. A sala irá sediar a exposição coletiva dos três melhores colocados entre 23 de novembro e 23 de dezembro.
Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina pelo formulário on-line disponível no site da Aliança Francesa de Florianópolis das 9:00:00 do dia 25 de agosto de 2022 até às 23:59:59 do dia 18 de setembro de 2022 (hora de Brasília). A inscrição é gratuita.
A avaliação será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance etc. Além da seleção de obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.
Residência em Paris
A seleção será feita por um comitê formado por especialistas e o resultado será anunciado em 7 de outubro. Os três artistas finalistas ganharão uma bolsa de estudos para cursar dois semestres de francês na Aliança Francesa Florianópolis, além de exibirem seus trabalhos no Espaço Lindolf Bell, no CIC. “Para nós, é uma satisfação voltar a realizar a exposição nesta sala tão importante para a cidade, agora revitalizada. A proximidade com o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e com o Museu da Imagem e do Som (MIS-SC) é também estratégica para a Aliança Francesa e para o Prêmio”, afirma o produtor Tailor Morais.
O grande vencedor irá participar de uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris, por até três meses, com passagens e estadia pagas, além de ajuda de custo. Inaugurada em 1965, a Cité é uma instituição reconhecida mundialmente por ser uma residência-ateliê para artistas de todas as especialidades e nacionalidades.
O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2022 tem patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Catarinense de Cultura. A produção é Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.