200 lanches são distribuídos mensalmente para crianças com cirurgia agendada
Na próxima quarta, 17/08, será lançada a terceira edição do Lanchinho do Bem, em prol das crianças que vêm de todo o estado de Santa Catarina para fazer atendimento ambulatorial no Hospital Infantil Joana de Gusmão. As crianças atendidas passam por cirurgias agendadas no hospital. O Lanchinho do Bem é organizado por Silvana Bernardes Rosa, que mensalmente entrega 200 lanches montados através de doações.
As crianças chegam ao hospital em jejum para operações rápidas, em torno de 30 a 90 minutos, e têm alta no mesmo dia. São crianças e mães que, em algumas situações, passam a noite inteira, até 12 horas de viagem, nas estradas para realizarem cirurgia no Hospital Infantil. Após a cirurgia, retornam às suas respectivas cidades. Como ganham alta as crianças não recebem lanche do hospital e muitas mães não possuem dinheiro para comprar alguma comida. Então, se não receberem o apoio do Lanchinho do Bem, só voltarão a comer quando chegarem em casa.
Inicialmente um médico do HI, sabendo do problema, fazia ele mesmo kits para as crianças com um suco, biscoito, bala e uma barra de chocolate. A chefe da enfermagem do Centro Cirúrgico, Adriana Bernardes, vendo a atitude do médico entrou em contato com Silvana, que é sua cunhada. Silvana, que anda de moto, imediatamente acionou os amigos e Rodrigo Lehmkuhl, proprietário de um supermercado, adotou a causa e passou a fornecer os 200 lanches necessários por mês. Dessa forma foi criado o Lanchinho do Bem, vários amigos participaram e já primeira ação, em agosto de 2021, doaram 800 lanches, o que garantiu lanches por quatro meses.
A segunda edição, em fevereiro desse ano, foi realizada em parceria com o grupo de proprietários de Harley, o HOG, e com o apoio da revista eletrônica The Riders Histories. A revista produziu a primeira peça digital para a campanha e foram arrecadados 1.500 lanches e Rodrigo completou 1.600 kits, o suficiente para atender crianças durante oito meses. Os lanches são entregues mensalmente, pois o HI não consegue estocar, então, na próxima quarta, além do lançamento da nova campanha, será feita a última entrega de 200 lanches.
Para comemorar o sucesso das duas primeiras campanhas e lançar a terceira, motociclistas de 13 grupos de motos de Florianópolis, vão sair em passeata do continente para a entrega dos kits no HI. O objetivo, de acordo com Silvana, é chamar a atenção da sociedade e aumentar a arrecadação. “Nosso desafio é arrecadar 2.400 lanches. Queremos garantir um ano de lanches às crianças atendidas pelo HI”, diz Silvana.
Doações para a compra dos Lanchinhos do Bem podem ser feitas pelo PIX doandolanchinhosdobem@gmail.com.
O grupo Lanchinho do Bem agora é composto por 12 grupos de motos de Florianópolis, mais os médicos do Infantil:
– Bonde Clandestinos
– HDRG
– Legendários
– Legends
– Abutres
– Alternativos
– HOG
– Bodes
– Lixões
– Tribunos
– Sangue Harleyro
– Liberty
– Liliths
Kits
Cada Kit tem o custo de R$4 e vem composto de:
– suco longa vida
– bolacha salgada
– barra de chocolate
– bala de goma
Serviço
O que: Lançamento da terceira edição do Lanchinhos do Bem
Quando: Quarta, 17/08
Saída: 14h
Onde: motos vão sair em passeata da Floripa Harley-Davidson, na Av. Patrícia Caldeira de Andrade, 901, Abraão, até o Hospital Infantil.
Previsão de chegada ao HIJG: 14h30
Mais informações:
Silvana Bernardes Rosa – 48 99149-7111