A mamotomia é um exame realizado após lesões suspeitas, identificadas em exames de ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética
A mamotomia é um importante exame de biópsia minimamente invasiva utilizado para o diagnóstico de lesões suspeitas na mama, identificadas em exames de ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética. A médica radiologista da Clínica Imagem, Dra. Cristina Marques Barreto, explica sobre o procedimento que permite mais eficiência e segurança às mulheres.
Conforme explica a médica radiologista, o procedimento é feito por anestesia local, com coleta por meio de uma agulha, conhecida como cânula, e que pode ser guiada por ultrassonografia, mamografia/estereotaxia ou ressonância magnética.
O exame dura aproximadamente cerca de uma hora e necessita de uma equipe especializada. A Clínica Imagem, por exemplo, possui uma unidade dedicada à saúde da mulher, a Imagem Mulher, onde realiza esse procedimento.
“A mamotomia é um ótimo exame para diagnosticar lesões na mama de forma minimamente invasiva e precisa de uma equipe treinada para realizar a biópsia. Aqui na Imagem Mulher temos uma equipe especializada e um espaço que fornece conforto e alta tecnologia para as pacientes. Além disso, temos a vantagem de estarmos integrados ao complexo Hospitalar Baía Sul e ao Hospital de Caridade. Trabalhamos com segurança, e seguimos protocolos rígidos para garantir a qualidade na execução de todos os procedimentos”, afirma a médica radiologista.
Cuidados no pós-procedimento
Manter repouso por 48 horas;
Evitar molhar o curativo por 24 horas;
Aplicar compressas de gelo nas primeiras 24 horas para diminuir as chances de hematomas na região;
Retorno gradual às atividades, evitando o risco de complicações.