No Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa, o Grupo Pereira conta histórias de pequenas empresas que hoje são parceiras da marca e cresceram junto ao mercado
Mesmo após uma pandemia, além das crises social e econômica, as micro e pequenas empresas (MPE) têm um papel fundamental para a movimentação do ecossistema e recuperação econômica do Brasil. Dados divulgados pelo Sebrae no começo de junho mostram que as MPE lideraram a criação de empregos formais em 2022, somando 76% do total, 585,56 mil empregos. E elas não param de crescer: de acordo com levantamento do escritório Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal, mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Brasil somente no primeiro trimestre deste ano.
No Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), 27 de junho, o Grupo Pereira destaca histórias de empresas que começaram de forma simples e que conquistaram o mercado ao longo dos anos, impulsionadas não só pelo desejo de crescer e ser referência no seu segmento — algo comum entre as MPE –, mas também pela parceria que encontraram no Grupo que está entre os sete maiores supermercadistas do Brasil, de acordo com o ranking anual da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Fábrica da Opa Bier em Joinville, que expandiu sua fabricação e vendas para outros estados graças à parceria com o Fort Atacadista |
Destaque no Mercosul
Em 2006, com a intenção de recuperar a tradição cervejeira de Joinville (SC), que é conhecida como a terra da melhor cerveja do Brasil, Luís Alexandre de Oliveira — conhecido como Xico — criou a Opa Bier (que significa Voa, em alemão), uma cervejaria que busca resgatar ainda o espírito de excelência conhecido há séculos em Santa Catarina. Com uma produção diária de 8 mil litros por mês e três funcionários, as atividades da empresa começaram de maneira tímida, mas logo conquistaram o paladar dos apreciadores da bebida típica da Alemanha.
Não demorou muito para que a marca chegasse às prateleiras do Fort Atacadista. “A parceria com o Grupo Pereira foi um divisor de águas para a Opa Bier, para que a cerveja tivesse bastante visibilidade. A aceitação por parte do público foi bem grande e hoje nos destacamos no mercado e somos felizes demais por ter essa proximidade com as empresas do Grupo”, comenta Luís Alexandre de Oliveira, atualmente diretor comercial da Opa Bier.
A parceria deu tão certo que, desde agosto de 2020, a empresa produz uma cerveja que é vendida exclusivamente na rede Fort Atacadista: a Opa Parque Premium Lager. “A conversa para criar essa cerveja veio de muito tempo e o resultado é um produto de alta qualidade nesta categoria para os clientes do Fort. São cervejas que chegaram para agregar às marcas exclusivas, dos mais variados itens, com excelente custo-benefício”, destaca o diretor.
Um dos orgulhos da marca é chegar a cidades e até países que eles nunca haviam pensado. “Como recebemos visitantes de muitos países do Mercosul, muitos turistas provavam a cerveja e gostavam, então pediam para que a gente distribuísse por lá. Hoje, temos presença, além de outros estados, também no Paraguai e Uruguai. E essa visibilidade quem nos deu foi o Grupo Pereira”. Hoje, a Opa Bier tem capacidade para produzir 2.300 mil litros por mês e possui 90 funcionários.
Parceria
Everton Cação, proprietário da Freguesia Visual, sempre trabalhou em agências de publicidade, em Mato Grosso do Sul. Como teve problemas com fornecedores, há 10 anos tomou uma importante decisão: ser um fornecedor e minimizar os transtornos com os pedidos das agências. No começo, fazia impressão de outdoors e alguns trabalhos impressos. Com apenas três funcionários e um pequeno escritório, a entrega sempre era feita no prazo e com qualidade. Graças a isso, há cinco anos, foi indicado para um trabalho para o Fort Atacadista, em Campo Grande (MS).
De lá pra cá, foi conquistando espaço dentro do Grupo Pereira e, além de seu estado natal, também já realizou trabalhos em Santa Catarina e no Distrito Federal e para diversos produtos, como o Vuon Card, cartão exclusivo do Grupo Pereira. “A parceria com o GP foi fundamental para o crescimento da Freguesia Visual. Fomos desenvolvendo trabalhos juntos e, quando percebi, já estava atuando em outros estados graças à essa confiança que criamos. Começamos pequenos, mas com muito trabalho e dedicação, tivemos mais visibilidade e conseguimos crescer”, diz Everton Cação.
Em dois anos e meio, a gráfica cresceu bastante. Antes, a sede da empresa era um sobrado alugado de 90m² e contava com 2 funcionários. Hoje, ela tem sede própria com 210m² e emprega 14 pessoas. Nesses cinco anos, Cação destaca um trabalho que foi bastante desafiador: criar um panetone gigante de 2,5m de altura. “Fizemos para o Comper, de Santa Catarina, e foi muito trabalhoso, mas prazeroso também. Quando deram essa ideia pra gente fiquei um pouco assustado, mas logo topei o desafio. Isso mostra a confiança que o Grupo Pereira tem na nossa empresa”, revela.