Impulsionada por um aporte de mais de R$ 35 milhões recebido em janeiro, a empresa especializada em soluções imobiliárias projeta inaugurar mais 22 unidades até dezembro deste ano
O GrupoRV cresceu mais de 3000% em número de cidades atendidas nos últimos cinco anos: em 2017, a empresa, especializada em soluções imobiliárias, estava presente em apenas 20 municípios do Brasil – hoje, são mais de 800 cidades atendidas, em 21 dos 26 estados brasileiros (além do Distrito Federal). Mesmo em um cenário econômico desafiador, a companhia projeta inaugurar mais 22 unidades até dezembro deste ano, e estar presente em 100% dos estados do país até o fim de 2023.
O rápido crescimento da proptech catarinense é impulsionado pelo sistema de franquias: hoje, das 91 unidades do grupo, 74 são franqueadas. A empresa procura ativamente expandir sua atuação para as chamadas “sombras” do mapa; regiões que atualmente não são atendidas por nenhuma unidade. “No momento, nosso foco é o aumento da capilaridade nas regiões norte e nordeste, além do fortalecimento na região sudeste”, conta Luciano Hennemann, Gerente de Unidades do GrupoRV.
A expansão projetada para 2022 é impulsionada pelo investimento de R$ 35,6 milhões captado pela companhia no último mês de janeiro, em uma rodada liderada pela Oria Capital. O GrupoRV se destacou no mercado imobiliário ao se apresentar como uma one stop shop para o segmento, oferecendo vistorias profissionais, inspeções prediais, auditorias em redes de lojas e franquias, automatização e digitalização de processos de aluguel, seguros, e mesmo soluções financeiras para pessoas físicas.
“Nossa intenção é conseguir empoderar as pessoas a tomar decisões mais assertivas em qualquer etapa do ciclo do ativo imobiliário; e permitir que as empresas ligadas ao setor façam a gestão ou transação dos ativos de forma mais eficiente”, afirma Enrico Dias, CEO do GrupoRV.
Sediado em Florianópolis, o GrupoRV trabalha com quatro modelos de franquias: franquia vistoriador (com um contrato de dois anos e sem exclusividade de área ou necessidade de ponto comercial, e que exige R$ 6 mil reais de investimento inicial); micro-office e office (que demandam um investimento entre R$ 25 mil e R$ 110 mil; e atendem, respectivamente, cidades com menos ou mais de 200 mil habitantes); e unidade própria (que exige um aporte de R$ 150 mil).
“O que me chamou atenção no GrupoRV foi poder prover para o mercado um serviço que é o calcanhar de Aquiles do negócio”, conta Mikael Radi Ferreira de Melo, que tem uma franquia office em Uberlândia (MG) desde o início de 2019. “Além, disso, por causa do sistema de franqueamento, há uma estrutura que garante o desenvolvimento de várias áreas; como marketing, manutenção do software, etc. Temos tranquilidade para poder focar no negócio local e nos desafios do dia a dia enquanto há equipes dedicadas à toda estrutura por trás da empresa.”
Paulo Birolli Filho, que desde novembro de 2019 tem duas unidades, em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto (SP), comenta: “Acho que as grandes vantagens de ser franqueado do GrupoRV são a capilaridade de atendimento a nível nacional e a tecnologia de ponta. O mercado de vistorias mais técnicas é muito promissor e, no meu caso, tem uma identificação com a área na qual trabalhei a vida toda”, completa Paulo, que é engenheiro civil e atuou no ramo de fiscalização de obras por duas décadas.
Sobre o GrupoRV
A gênese do GrupoRV foi o Vistoria Simples, aplicativo para realização de vistorias imobiliárias lançado em 2011 pela empresa de tecnologia nKey. Em 2016, nasce a Rede Vistorias, primeira rede de franquias de vistorias imobiliárias do Brasil, integrando a plataforma digital com um time de vistoriadores capacitados. O grande passo para consolidar a empresa como uma solução completa para o mercado imobiliário aconteceu em 2021, justamente com o surgimento do GrupoRV – que reuniu as empresas Rede Vistorias, Rede ConfiaX (voltada ao mercado de seguros) e Rede Izee (especializada em esteira digital, uma forma de digitalizar os serviços associados à locação de imóveis).
No último mês de março, o GrupoRV publicou seu novo manifesto; uma campanha que apresenta a companhia como uma plataforma completa de serviços imobiliários. “Precisa de vistorias? Nós temos. Seguros? Nós temos. Tecnologia para sua esteira de ponta a ponta? Nós temos”, lista Fernando Hoppe, Diretor de Marketing do grupo. “Começamos devagar e fomos conquistando capilaridade pelo Brasil. Agora sentimos a necessidade de nos posicionar como somos: grandes, e uma one stop shop para as imobiliárias.”