A Copa Veleiros de Oceano começa neste sábado (27/02) em Florianópolis, com as Regatas de Minioceano movimentando a raia de Jurerê. São duas regatas por dia, válidas para as embarcações da classe BRA-RGS C, com largada ao meio-dia tanto no sábado como no domingo, das proximidades da sede oceânica do organizador da Copa, o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).
As quatro regatas de barla-sota (quando os barcos largam contra o vento) contam pontos para a primeira e segunda etapas da Copa Veleiros de Oceano apenas para as embarcações menos velozes. “Os veleiros da BRA-RGS C tinham dificuldades em cumprir as regatas de Florianópolis para Balneário Camboriú e Itajaí, disputadas em setembro e outubro, por isso criamos as de Minioceano”, explica o vice-comodoro de Eventos do ICSC, Rogério Capella.
“Não corremos ano passado, mas agora estaremos na raia, com velas novas e tudo, embora a gente saiba que é difícil bater o Maurity (Borges Júnior), com o seu Neon II, sem dúvida o grande favorito na competição”, reconhece Alberto Santoro, comandante do Tigre II, vencedor da última edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina na sua classe e terceiro colocado na Copa em 2009, vencido pelo Neon II em primeiro e Euphoria em segundo, barco de Eduardo Farias que também estará na raia amanhã.
A Copa Veleiros de Oceano começa para as demais classes (ORC Internacional, ORC-Club, BRA-RGS A, BRA-RGS B e Cruzeiro) dia 6 de março, com a Regata Fortalezas. Trata-se de uma bela velejada num percurso que inclui as históricas construções erguidas ao longo da Baía Norte para proteger a Ilha de Santa Catarina da invasão espanhola.
Por AI Jeni Andrade – Divulgação/ICSC