Reconexão com a natureza e incentivo a uma mentalidade de consumo consciente
inspiram a criação da GALAPAGOS OUTDOOR, que aposta em produtos que conciliam
performance e redução dos impactos no meio ambiente
Inspirar as pessoas a se reconectarem com a natureza e explorarem o mundo por meio de
atividades ao ar livre é a missão da GALAPAGOS OUTDOOR EVOLUTION, marca catarinense
de vestuário e acessórios que acaba de ser lançada para todo o país. A empresa segue seu
desenvolvimento e processo produtivo com olhar atento à qualidade e durabilidade dos
produtos que oferece, na contramão do consumo, tornando-se a primeira opção de marca
nacional para atletas e amantes de atividades outdoor, que aplica consciência ambiental a
produtos essencialmente técnicos.
“Em nosso processo de pesquisa e desenvolvimento está a busca e análise de empresas
parceiras que se enquadram nos conceitos de sustentabilidade em seus processos produtivos,
como a utilização da água da chuva, tingimento ecológico, embalagens verdadeiramente
biodegradáveis, fibras 100% reciclada de sobras de tecidos, entre outras metodologias que
reduzem e recuperam os impactos ao meio ambiente”, afirma Rodrigo Ferreira, Head de
Marketing e Produto da marca. Um exemplo das peças produzidas dentro das exigências da
GALAPAGOS são as camisetas, tingidas naturalmente, com redução do sal e uso mínimo de
água, energia e auxiliares químicos, o que diminui consideravelmente o impacto sobre o meio
ambiente.
A empresa chega para se posicionar ao lado de tradicionais marcas estrangeiras que atuam
com produtos e acessórios para a prática esportiva outdoor. “Aplicamos tecnologia de ponta
e inovações em produtos que poderão ser usados de forma profissional e em aventuras pelo
país e fora dele”, complementa Rodrigo.
A primeira coleção, inspirada no surf, oferece além do estilo, características técnicas que vão
desde um boné com proteção solar e repelência à água, até uma jaqueta impermeável com
costuras seladas produzida no sistema packable, sendo possível armazená-la dentro do seu
próprio bolso. A grande estrela da coleção é o Boardshort Orca Eco, desenvolvido em tecido
superleve de poliéster reciclado e elastano, que proporciona secagem rápida e mais conforto
aos movimentos.
Além do incentivo e escolha de processos produtivos mais sustentáveis, a marca também
pretende contribuir com entidades que promovem a recuperação, preservação e educação
ambiental no território brasileiro. Entre as primeiras ações planejadas está a oferta de uma
pulseira colecionável, com a qual 100% do lucro obtido nas vendas será destinado a
organizações não-governamentais, iniciando com a R3 Animal, localizada em Florianópolis
(SC), que trabalha no monitoramento, resgate, reabilitação e reintrodução de animais
marinhos, além da pesquisa da fauna selvagem brasileira.
A estreia da GALAPAGOS é marcada pelo reality Outdoor Evolution, onde quatro pessoas
foram convidadas a saírem da rotina e fazerem algo novo pela primeira vez. De acordo com
Rodrigo Ferreira, “os convidados experimentarão uma imersão inusitada na vida outdoor e
para eles, que possuem uma rotina agitada e urbana com pouco ou nenhum contato com a
natureza, será uma oportunidade de reconexão, proporcionando altíssimas doses de bemestar, aliado à ampliação da consciência ambiental”. A websérie é exibida no canal
GALAPAGOS OUTDOOR, no YouTube, com apresentação de Larissa Colombo, educadora
ecológica que faz parte do time de apresentadores do Canal OFF.
“Não é à toa que escolhemos GALAPAGOS OUTDOOR EVOLUTION como o nome da nossa
marca. Assim como Darwin se inspirou no arquipélago para criar sua teoria da evolução, nosso
propósito é fazer com que as pessoas reencontrem sua essência convivendo e respeitando a
natureza”, conclui Ferreira.
A GALAPAGOS tem sede no município de Palhoça (SC) e seus produtos estão à venda no ecommerce próprio, o www.galapagosoutdoor.com.br, e uma rede de revendas físicas
especializadas em vestuário e equipamentos para esportes outdoor espalhadas pelo país.