O BrLab, tradicional laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, promove sua primeira edição regional em Santa Catarina. Inscrições abertas de 28 de abril a 25 de maio.
O BrLab Santa Catarina é um laboratório de criação e desenvolvimento de conteúdo audiovisual especialmente desenhado para o mercado e profissionais do estado catarinense. As atividades são divididas em duas etapas e visam promover a capacitação de criadoras/es de conteúdo e produtoras/es audiovisuais locais, além do contato e networking entre profissionais e players de diferentes segmentos da indústria audiovisual. O laboratório acontece presencialmente em Florianópolis (SC) nas duas etapas, e oferece consultorias à distância entre elas.
A primeira etapa vai de 1 a 8 de julho de 2022, oferecendo 70 vagas. São 35 vagas para a categoria “criadoras/es de conteúdo audiovisual” e 35 vagas para a categoria “produtoras/es audiovisuais”. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, desde que apresentem um projeto ou ideia audiovisual para ser trabalhado no laboratório. As/os selecionadas/os na categoria “criadoras/es de conteúdo audiovisual” serão divididos em quatro workshops, de acordo com seus projetos. São eles: 1) longas ou séries de ficção, 2) longa ou séries documentário, 3) longa ou séries de animação e 4) longas ou séries para público infanto-juvenil. Já as/os selecionadas/os na categoria “produtoras/es audiovisuais”, participarão obrigatoriamente do workshop de 5) planejamento e produção audiovisual, independente da tipologia de seu projeto. Esses cinco workshops acontecem simultaneamente durante toda a primeira etapa, na qual ainda serão oferecidas palestras abertas a todas/os participantes, assim como assessorias individuais entre projetos e tutores.
As inscrições para a primeira etapa ficam abertas de 28 de abril até 25 de maio, e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário no site do BrLab.
De acordo com a categoria de inscrição e tipologia do projeto, as/os selecionadas/os poderão receber tutoria: do diretor, roteirista e animador César Cabral (São Paulo), em projetos audiovisuais de animação; da roteirista e escritora Gabriella Mancini (Rio de Janeiro), em projetos para audiências infanto-juvenis; do roteirista Leo Garcia (Porto Alegre), e da roteirista e cineasta Maria Clara Escobar (São Paulo), em projetos audiovisuais de longa de ficção; da cineasta e roteirista Maíra Bühler (São Paulo) e do roteirista e diretor Teodoro Poppovic (São Sebastião), em projetos audiovisuais de documentário; da roteirista Francine Barbosa (Rio de Janeiro) e do roteirista Marcelo Starobinas (São Paulo) em projetos audiovisuais de série; e das produtoras Nara Aragão (Recife) e Paola Wink (Porto Alegre), que atendem a todos os inscritos como produtoras/es. No último dia da primeira etapa, será promovido uma rodada de pitchings entre criadores/as e produtores/as, visando integrar o mercado local de diferentes regiões do estado e proporcionar parcerias para projetos interessados em participar da segunda etapa.
Os projetos participantes da primeira etapa interessados em participar da segunda, deverão passar por um novo processo seletivo, que escolherá até 24 deles para receber consultorias continuadas à distância durante o mês de agosto. Esse acompanhamento online é uma preparação obrigatória para as rodadas de negócios que acontecem de 24 a 28 de setembro em Florianópolis. Lá, os projetos terão a oportunidade de apresentar seus projetos para players do mercado escolhidos pelo BrLab em parceria com o FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, que acolherá parte da programação. O objetivo é, além de fomentar projetos e o mercado local, criar vínculos entre os profissionais audiovisuais de Santa Catarina e os núcleos de criação e produção audiovisual em outros estados e regiões do Brasil.
Mais sobre o BrLab Santa Catarina
O “BrLab Santa Catarina” foi selecionado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2019 e é uma realização da Klaxon Cultura Audiovisual, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine – Agência Nacional do Cinema e conta, ainda, com a parceria da API – Associação de Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, do Santacine – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e da empresa produtora Panvision.
César Cabral é formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2002, onde se especializou em animação. Realizou em 2008 o curta-metragem em animação stop motion Dossiê Rê Bordosa, que conquistou mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Em 2010 dirigiu Tempestade, curta-metragem que participou de importantes festivais, como Annecy, Hiroshima, Havana e do Sundance Film Festival. É diretor geral da série de animação Angeli The Killer, exibida pelo Canal Brasil. Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente (90’) é o seu primeiro longa-metragem. O filme estreou no Festival de Annecy 2021 e recebeu o prêmio de Melhor Filme na categoria Contrechamp e o Grande Prêmio do Festival Internacional de Ottawa. Atualmente está em produção do longa animado, Um Pinguim Tupiniquim, adaptação da obra de Índigo Ayer. Em 2016 foi homenageado pelo Anima Mundi por sua trajetória na animação brasileira.
Francine Barbosa é roteirista e, no cinema, já participou das equipes de roteiro do longa-metragem A Cidade Aqui Dentro, dirigido por Matias Mariani, e do terceiro longa-metragem de Dea Ferraz, Castela. Seu argumento do longa-
A Cidade Aqui Dentro, dirigido por Matias Mariani, e do terceiro longa-metragem de Dea Ferraz, Castela. Seu argumento do longa-metragem Azul Violeta, escrito com Maurílio Martins, foi contemplado no PRODAV/FSA 05/2016 para desenvolvimento. Em televisão, foi roteirista da série A Revolta dos Malês e desenvolveu projetos de obras seriadas para diversas produtoras. Participou de comissões de seleção de editais de audiovisual como ProAC-SP e Ministério da Cultura, e também de festivais de curtas metragens. Além disso, é professora de roteiro desde 2015.
Gabriella Mancini é roteirista de cinema e TV, formada em Roteiro no Curso Regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (2005- 2007). Por mais de cinco anos, foi coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolveu
projetos de animação e live action para adultos e crianças. Além de escrever para diversas produtoras, presta consultoria sobre o tema. Ganhou prêmios importantes como roteirista, como a Bolsa da Fundación Carolina (2008), em Madri. Foi repórter do suplemento infantil Folhinha (Folha de S.Paulo). Escreveu o livro infantil
Na Rua da Aquarela
(2011, ed. Girafinha).
Leonardo Garcia é Mestre em Roteiro (UPSA, Espanha), escreveu diversas séries como Werner e os Mortos e Paralelo 30. Destaque para o curta Ed, com mais de 100 festivais e 27 prêmios. Leo foi selecionado para o Berlinale
Talents e já lançou três longas de ficção: Em 97 era assim, Legalidade e Depois de Ser Cinza e o documentário A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro. Criador, roteirista e produtor da série A Bênção (Canal Brasil e Globoplay), em 2021 Leo escreveu o longa A Vida de Cada Um com Murilo Salles e uma série infantil de animação para MSP. Leo é idealizador e diretor do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina.
Maíra Bühler é diretora do documentário Diz a Ela que me Viu Chorar, que ganhou os prêmios de Melhor Filme no Olhar de Cinéma e no Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay, o Prêmio Especial do Júri em Havana e o Prix des Bibliothèques no Cinéma Du Réel. Também co-dirigiu os filmes A Vida Privada dos Hipopótamos e
que Eu Morri, ao lado de Matias Mariani, e Elevado 3.5, com Paulo Pastorelo. Como roteirista, trabalhou com Anna Muylaert, Cao Hamburger e Marcelo Caetano; e também no longa de ficção Cidade Pássaro, de Matias Mariani, que estreou na mostra Panorama do Festival de Berlim.
Marcelo Starobinas é roteirista e consultor de roteiros. Mestre em Roteiros de Ficção pela Columbia University, dedica-se à formação de novos autores com sua Oficina de Longas (em São Paulo) e workshops de Desenvolvimento de Personagens. Co-escreveu o longa-metragem Jean Charles e atualmente é
roteirista das séries Carcereiros e Pico da Neblina. Antes de mergulhar na escrita audiovisual, dedicou-se ao jornalismo, com passagens pelas redações do Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo e BBC World Service, em Londres.
Maria Clara Escobar é cineasta, roteirista e poeta. Dirigiu e escreveu os filmes Desterro, com estreia na Tiger Competition do Festival Internacional de Rotterdam, e o documentário Os Dias Com Ele, onde investiga a vida de seu pai, torturado na ditadura militar, que teve seu
pai, torturado na ditadura militar, que teve seu lançamento em salas comerciais e também em DVD pelo Instituto Moreira Salles. Maria Clara também escreveu e dirigiu os curtas: Onde Habito, do Sesc ConVida, Passeio de Família, prêmio Porta Curtas, e Domingo, e é co-roteirista dos filmes Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu de Bruno Risas; e Histórias Que Só Existem Quando Lembradas de Julia Murat. Maria Clara também trabalha como consultora de roteiros e montagem e como júri de editais e festivais. Maria Clara publicou os livros: Medo, Medo, Medo (Nosotros, Editorial, 2019), Um Novo Mar Dentro de Mim (Ed. Quelônio, 2021) e Zonas de Guerra (Nosotros, Editorial, 2022).
Nara Aragão é mestra em Comunicação pela UFPE e trabalhou na REC Produtores Associados de 2001 a 2017, da qual chegou a ser sócia, quando fundou junto com João Vieira Jr. a Carnaval Filmes. Em animação, produziu a série Bia Desenha (TV Cultura, TV Brasil,
Canal Futura), e é produtora e roteirista das séries DÓ RÉ MI Fadas e Contos de Mungará. Com extensa carreira em produções live-action, foi produtora executiva dos longas Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz), Era uma vez eu, Verônica (Marcelo Gomes) e Tatuagem (Hilton Lacerda). Produziu os longas Fim de Festa (Hilton Lacerda) e Paloma (Marcelo Gomes), Estou me guardando para quando o carnaval chegar (Marcelo Gomes) e Casa (Letícia Simões) e a série Chão de Estrelas (Hilton Lacerda) para o Canal Brasil. Co-produziu o longa Greta (Armando Praça) e foi produtora executiva da série Fim do Mundo (Hilton Lacerda) também para o Canal Brasil. Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, da qual é associada desde 2010, faz parte de seu Núcleo de Formação e foi uma das organizadoras da ConDIA – Conferência do Dia Internacional da Animação.
Paola Wink é produtora e sócia da empresa Tokyo Filmes com sede em Porto Alegre, RS. Produziu dezenas de curtas-metragens selecionados em festivais como Cannes, Locarno, Bilbao, Stockholm, Huelva, .
Tiradentes, Valdívia, Havana, Vancouver, entre outros. Produziu os longas-metragens Castanha e Rifle, de Davi Pretto, ambos com estreia no Festival de Berlim. É criadora do Plataforma:LAB, laboratório de filmes brasileiros em desenvolvimento. Foi convidada com seus projetos de longa-metragem para importantes laboratórios internacionais, entre eles, Co-Production Forum (Festival de San Sebastián), Carte Blanche (Festival de Locarno), BrLab (SP), Talent Project Market (Festival de Berlim), Brasil CineMundi (BH), EAVE Puentes.
Rafael Neumayr se especializou em direito do entretenimento ao longo de toda sua carreira, com ênfase em propriedade intelectual, tema que foi tratado em sua dissertação de mestrado em direito empresarial, pela Milton
Campos/MG, onde também cursou a graduação em direito. Hoje ele é Vice-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, além de professor de direito na pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA/MG, na pós-graduação em gestão cultural da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG e no Programa de Desenvolvimento Profissional “Fotografia e Cultura” da PUC/MG. É coordenador e coautor do livro “Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural”. Formado também em teatro pela UFMG. Suas áreas de atuação são direito do entretenimento, direitos autorais, direito marcário, concorrência desleal, direito do audiovisual, direito da moda e direito das artes.
Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido,
além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio, e Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler, entre outros.
Teodoro Poppovic é roteirista e diretor. Formado em cinema, iniciou sua carreira na MTV Brasil. Foi um dos redatores responsáveis pelos programas de humor da emissora, como o Comédia e o 15 Minutos, ganhadores do