Conferência sobre design urbano acontece em Seoul hoje e amanhã.
No primeiro dia do WDC (World Design Cities Summit) hoje, em Seoul, na Coréia do Sul, onde participa a comitiva da prefeitura da Capital, o destaque principal foi a palestrado do futurista Mathias Hark. O foco da apresentação foi a importância de aplicar o design para melhorar as cidades e a vida das pessoas, priorizando o verde e o azul, que representam o meio ambiente e a água.
Ainda na cerimônia de abertura, os prefeitos presentes foram apresentados aos demais participantes. Além de Dario Berger, estavam os prefeitos de Montreal, Torino, Helsinq, Eindover, Ancara, Istambul, Lisboa, Londres, Seoul e muitos outros, todos preocupados em trocar experiências sobre a humanização das cidades. Em um totem especialmente montado, Florianopolis apresentou um banner sobre sua história, o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. Um vídeo e um folder especialmente elaborados para o evento foram apresentados e distribuídos para os participantes.
No período da tarde, durante a sessão Design, Desenvolvimento Urbano e Negócios, o prefeito Dario Berger apresentou uma visão macro do plano diretor em discussão na cidade, destacando os aspectos do design urbano. O Prof. Carlos Alberto Schneider apresentou, na visão de negócios, o polo tecnológico de Florianópolis.
A comitiva de Florianópolis foi convidada para participar de uma reunião com executivos e técnicos da Hunday para conhecer os produtos e planos da companhia, em especial o ônibus que será usado na copa da África do Sul, pois Florianópolis está atuando como o centro de inteligência logística do campeonato mundial que acontecerá no Brasil 2014.
As principais áreas de interesse do evento em Seoul são o Design e Desenvolvimento Urbano; Design e Negócios e Design e Qualidade de Vida. Florianopolis foi alvo de visibilidade e interesse internacional, estando lado a lado com as cidades mais dinâmicas do mundo.