Pela primeira vez em sua história, o grupo de teatro O Dromedário Loquaz, que completa 41 anos de atividades em agosto de 2022, compartilhará com até 20 espectadores o processo de criação artística de um espetáculo, explicitando particularidades até então restritas às salas de ensaios.
Normalmente o público tem contato com a obra teatral depois da estreia e desconhece seu processo de criação. A experimentação artística: Sob seu olhar o coração do artista palpita e a arte acontece, é um convite para que a plateia tenha contato com as diversas atividades que se somam para a criação de uma cena teatral, acompanhando em tempo real as particularidades que compõem o trabalho artístico e antecedem a estreia de um espetáculo.
Apenas por sua presença, a plateia já colocará técnicos e artistas em posição diferenciada do que comumente se observa na criação artística desenvolvida na intimidade da sala de ensaios. Sob o olhar do espectador, cada ator desnudará suas emoções, explicitando inseguranças, vaidades e persistências, colocando em teste sua concentração.
A experimentação artística fará uso de técnicas de improvisação teatral, exercícios corporais e vocais, música, dança, interpretação de texto e leitura dramática para a criação de cenas, compartilhando com o público diferentes técnicas utilizadas pelo grupo para a criação de personagens e cenas teatrais.
O evento contará com a presença de uma plateia formada por até 20 pessoas, e ao final de cada encontro os espectadores serão convidados a participar de análise do processo desenvolvido, podendo explicitar suas impressões sobre as cenas desenvolvidas. No último encontro, serão selecionados até 10 espectadores para participação em uma cena de conjunto e para tanto receberão orientações de direção de atores.
No último dia da experimentação artística, o Dromedário Loquaz realizará uma leitura dramática do texto A Mulher do General e a Outra com a inclusão de cenas criadas durante o processo e enriquecida pela utilização de recursos de iluminação e trilha sonora.
O evento é resultado de projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
SINOPSE
Realização de 3 encontros públicos de experimentação artística com elenco e equipe técnica do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz, no desenvolvimento de criação de cenas do espetáculo A Mulher do General e a Outra. Dramaturgia de Sulanger Bavaresco, a partir de obra literária homônima de Iur Gomez.
FICHA TÉCNICA
Elenco:
Diana Adada Padilha
Déa Busato
Cezar Pizetta
Giovana Coppola
Rafael Reüs
Sandro Maquel
Nenê Borges
Julia Bavaresco
Luiza Faé Mantovani
Vinicius Pasinato Damian
Iur Gomez: Autor
Sulanger Bavaresco: Dramaturgia e Direção Cênica
Eugênio Menegaz: Direção Musical e Pianista
Luiza Faé Mantovani: Preparadora Vocal e Musical
Geovana de Oliveira: Coreógrafa
Diana Adada Padilha: Assistente de Direção
Marco Ribeiro: Iluminador
Magda Scors: Assistente Técnica
Mariana Barardi: Identidade Visual
Lene Venerio: Produtora
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Site: http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Apoio: Teatro da UBRO – Fundação Franklin Cascaes – SECULT
Patrocínio:
SERVIÇO
Evento: Sob seu olhar o coração do artista palpita e a arte acontece
Dias 08, 09 e 10 de abril de 2022
Das 14 às 20h30
Local: Teatro da UBRO (Rua Pedro Soares, 15 – Centro, Flor