Espetáculo, palestra e worskshop com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), traz a Florianópolis o projeto “O Amargo Santo da Purificação”, que inclui o espetáculo “O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella”, além de uma palestra e um workshop com o grupo, que acontecem no CEART da UDESC.
No espetáculo “O Amargo Santo da Purificação”, o grupo conta a história do revolucionário brasileiro Carlos Marighella, protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar. A dramaturgia, elaborada para teatro de rua, parte de poemas escritos por Marighella, agora transformados em canções. Através do uso de máscaras e de elementos da cultura afro-brasileira, oencenação coletiva cria uma fusão entre o ritual, o teatro e a dança.
A palestra “Ói Nóis Aqui Traveiz – 30 anos: O Teatro de Rua no Brasil”, acontece no dia 1º de março, às 19h, no Auditório do Centro de Artes da UDESC. Na terça-feira, dia 2, será realizado o workshop “Teatro de Rua – Uma Vivência com a Tribo”, na Sala Espaço 1 do CEART, a partir das 19h.
As atividades fazem parte do projeto selecionado pelo Programa BR de Cultura 2009/2010, com patrocínio da Petrobrás, e incluem apresentações nas cidades de Blumenau, Joinville, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Uberlândia, Belo Horizonte e Ipatinga. Todos os eventos têm entrada gratuita e aberta ao público.
O Grupo
A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz foi criada em 1978, com base em trabalhos coletivos, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. As principais vertentes trabalhadas são o Teatro de Rua, o Teatro de Vivência, e o desenvolvimento Artístico Pedagógico junto à comunidade.
Com vários espetáculos importantes premiados pela crítica como “Aos Que Virão Depois de Nós Kassandra In Process”, “A Missão Lembrança de Uma Revolução”, “A Saga de Canudos”, “A Exceção e a Regra”, “Antígona Ritos de Paixão e Morte”, é hoje reconhecida como uma das maiores referências do teatro de rua no Brasil.
Serviço
O quê: Espetáculo, Palestra e Workshop com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Quando e onde:
1º de março
“O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella” – no Largo da Alfândega às 12 horas.
“Ói Nóis Aqui Traveiz – 30 anos: O Teatro de Rua no Brasil” – no Auditório do CEART às 19h
2 de março
Workshop “Teatro de Rua – Uma Vivência com a Tribo”, na Sala Espaço 1 do CEARTàs 19h.
Todas as atividades têm entrada gratuita e aberta ao público
Em caso de chuva, o espetáculo será tranferido para o dia 2.