spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Blocos do Centro de Floripa

VariedadesBlocos do Centro de Floripa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Fique ligado nos dias de folia

* Dia 12 de fevereiro – Dona Justa

Trajeto: Saída do pátio do Tribunal de Justiça até a Praça XV de Novembro

Horário: a partir das 20 horas

O “Dona Justa” é o bloco carnavalesco dos servidores do judiciário. Criado em 2007, o Bloco a cada ano arrasta mas servidores amigos e familiares para brincar o carnaval e vai se consolidando no calendário. O desfile acontece sempre na sexta-feira, um dia antes do desfile das escolas de samba da cidade. Os foliões se concentram na praça em frente ao Tribunal de Justiça e seguem desfilando pelas ruas da Capital para celebrar a maior festa popular do país.

* Dia 15 de fevereiro – Africatarina

Trajeto: Praça XV de Novembro

Horário: das 20 às 22 horas

Em 2010, o Bloco AFRICATARINA homenageia a África do Sul, palco da resistência da população majoritária negra ao apartheid e da primeira Copa do Mundo de Futebol no continente africano. Convivem no samba-reggae de nosso bloco afro os heróis negros africanos Steven Biko, Nelson Mandela e Desmond Tutu; o herói do futebol brasileiro, Pelé; e nosso eterno homenageado, o músico negro pacifista Bob Marley. Com arte e educação, as crianças e adolescentes vem para o carnaval tocar, dançar e cantar .

Neste ano, estréia como abre-alas do bloco um boneco gigante de Bob Marley, que traz uma bola de futebol para nossa pequena copinha florianopolitana. O boneco foi criado e confeccionado por Martin, liderando uma equipe de cenógrafos e bonequeiros do Kamikase, todos profissionais da alegoria e cenografia moradores do sul da ilha.

A bateria AFRICATARINA contará com 130 crianças e adolescentes de três projetos: o projeto AFRICATARINA (sul da ilha); o projeto FUCAS; e o projeto Bateria Mirim (Escola América Monte Cristo). Todas são alunas e alunos das oficinas em que Mestre Edinho ministra, durante todo o ano, a arte da percussão. A ala Alegria de Viver mostra a força cultural das mulheres da melhor idade do sul da ilha, liderada por Roseli Pereira. O compositor é Toni Edson da Costa Santos, militante da cultura afro-brasileira, ator, diretor e professor do curso de artes cênicas da UFSC. A intérprete Sandra Koerich, com os vocais de Gaia e Galo, Polyana Maciel e Fátima Lima, estará acompanhada pelo lendário guitarrista ilhéu Fernando Bahia. A Ala da Comunidade traz para o bloco cidadãos do sul da ilha, do Morro da Caixa do Estreito e do bairro do Monte Cristo. A Harmonia do bloco é formada pelos membros do Grupo AFRICATARINA. Edinho Roldan é o nosso mestre-de-bateria.

O bloco usará a camiseta preta com o logotipo do Africatarina e um leão nas costas simbolizando a África.