Escolas bilíngües ajudam a formar o diferencial competitivo cada vez mais cedo entre os futuros profissionais. Só na capital de Santa Catarina, a Escola Internacional de Florianópolis terá três unidades de ensino já em 2011.
Imagine seu filho nos primeiros anos de vida e já falando mais de um idioma com a maior naturalidade. Este é um sonho mais do que possível. As escolas bilíngües estão ganhando força e fazendo os pais optarem por este tipo de educação para as crianças. A Escola Internacional de Florianópolis, criada há seis anos na capital catarinense, conta hoje com 130 alunos que estudam todas as disciplinas exigidas pelo MEC, em inglês, adaptadas aos padrões norte-americanos. Em português só mesmo o estudo da língua portuguesa, matemática e estudos brasileiros. O material didático é todo importado e baseado no currículo americano de ensino, adaptado para a Califórnia, estado mais semelhante ao Brasil, e com inclusão de pesquisas próprias para ser usado aqui no país. Até mesmo as brincadeiras são no idioma mais falado em todo o mundo. Já pensou: futebol, teatro, capoeira, artes etc tudo em inglês?.
“As crianças possuem uma capacidade de aprendizado surpreendente e precisamos explorar isto desde muito cedo. Como elas aprendem de forma natural o outro idioma, isso faz com que ainda na infância elas se interessem muitas vezes por uma terceira língua”, explica Thiago R. Pereira, diretor administrativo da Escola Internacional de Florianópolis, primeira escola bilíngue do estado. “Por este motivo a escola já oferece também o francês como disciplina extracurricular”, completa Pereira.
A procura por este tipo de educação bilíngue vem crescendo muito nestes últimos anos. “Iniciamos a escola com três alunos, hoje estamos com 130 matriculados. Sempre no início do ano letivo recebemos mais solicitações”, afirma Daniella Marchetti, sócia fundadora e diretora financeira da escola. A procura por pais querendo matricular crianças cada vez mais novas fez com que a estrutura fosse ampliada neste início de ano. “Separamos a educação infantil do ensino fundamental, com duas unidades de ensino fica mais fácil atender as necessidades específicas de cada idade”, conclui Daniella Marchetti. A terceira unidade da Escola Internacional de Florianópolis já está em fase de construção próximo a UFSC e deverá ser inaugurada para o ano letivo de 2011. Para atender também uma demanda crescente de estrangeiros que estão vindo morar em Florianópolis. Hoje, 20% dos alunos não são brasileiros.
Toda a estrutura é pensada para o aluno aproveitar o máximo o período de aprendizado, que vai das 9h às 18h, todas as salas são climatizadas, inteligentes (com equipamentos de data show e quadros interativos) e com biblioteca específica para cada turma, a partir do 2º ano são disponibilizados computadores para cada criança, parques cobertos e descobertos, quadras esportivas, sala de jogos e de artes e brinquedoteca. A estrutura também é pensada para abrigar os projetos que são planejados para complementar as ações de aprendizado. Os alunos durante todo o ano ficam envolvidos em atividades de estudos para apresentar o Festival das Nações, uma espécie de festival multicultural, cada turma escolhe um país para estudar e criar apresentações de dança, gastronomia e peculiaridades do país estudado. O projeto de jardinagem além de ajudar no relaxamento e na concentração motiva também a alimentação saudável, já que os alunos plantam hortaliças que viram deliciosos e coloridos pratos. Festas tipicamente americana também entram no calendário, como o Halloween. A festa das bruxas é um dos maiores eventos da escola e toda a decoração é trazida dos EUA para dar mais veracidade a festa. Musicalização também faz parte do aprendizado. O Projeto Especial de Música que inicia junto com o ano letivo faz as crianças terem experiência musical e teatral. O estímulo vem junto com a gravação de um CD em estúdio, o estudo de figurino, iluminação e cenografia fazem parte do projeto. Tudo para que no final do ano a apresentação para pais e comunidade tenha o estilo de um grande espetáculo. Mas nem tudo é só diversão, um dos projetos mais esperados pelas crianças é a do jornal da escola. A partir do 4º ano os alunos escrevem o jornal depois de muita pesquisa em jornais internacionais, a escola proporciona a leitura em periódicos estrangeiros, e nacionais, tanto na versão impressa quanto online. Além de fazer visitas a veículos de comunicação para conhecer a estrutura de um jornal de verdade e poder produzir o veículo que trimestralmente vai para a avaliação e conhecimento dos pais. Mas como o principal objetivo é formar cidadãos com conhecimento global os alunos, com mais de 7 anos, anualmente tem a oportunidade de fazer uma viagem cultural aos Estados Unidos, onde inclui passagem por museus e aos parques da Disney, claro. Afinal estamos falando de crianças.