Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR promovem reuniões preparatórias para o I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina
Na próxima quarta-feira(11/02) a gerência de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte realiza mais uma reunião de organização do Salão Catarinense do Turismo, que acontece no Centrosul, em Florianópolis, de 21 a 27 de março. Desta vez será a cidade de Tijucas que receberá, no Casarão Gallotti, às 9 horas, os técnicos para tratarem da apresentação da região do Vale Europeu no evento. As reuniões técnicas em cada uma das 10 regiões turísticas do estado começaram no início do ano e são para que as instâncias regionais do turismo catarinense preparem a participação das regiões no evento que será uma grande mostra de produtos, roteiros e equipamentos turísticos de Santa Catarina. O objetivo do I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina é fortalecer o turismo interno e também fazer uma prévia do que Santa Catarina levará ao Salão Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur) em maio, em São Paulo.
O melhor das regiões em termos de atrativos, gastronomia, roteiros, serviços e eventos estará neste evento, que promete ser uma grande vitrine do turismo catarinense, com oportunidades de comercialização de roteiros, de troca de conhecimento com realização de workshops e palestras focados em gestão e políticas estaduais de desenvolvimento do turismo. “A Instância de Governança das regiões turísticas são resultado do Programa de Regionalização do Turismo (MTur – Ministério do Turismo) e das políticas estaduais. Elas têm como missão: contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável nas regiões por meio de proposição e análise de políticas, planos e projetos, e da articulação dos atores governamentais, empresariais e sociedade civil”, explica a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypess Sant’Anna de Liz, que passará por todas as regiões com a equipe técnica de planejamento para o I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina.
Cabe às instâncias regionais de turismo manter o intercâmbio constante com entidades de turismo municipais, Estaduais, Federais e Internacionais, públicas e privadas. Também formular as diretrizes básicas para a política regional de turismo e propor soluções e formas de captação de recursos para programas e projetos. O cadastro amplo de informações turísticas e permanentes, serviços estatísticos do mercado turístico regional, para divulgação e suporte técnico dos projetos é outra ação importante da instância regional, bem como opinar sobre o planejamento e a execução orçamentária dos municípios, mediante a apresentação de planos ou projetos turísticos.
“Esse conselho deve elaborar e divulgar o calendário de eventos de interesse turístico municipal e regional e favorecer a ampliação de sistemas de controle e qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos na região; assim como incentivar a profissionalização do turismo por meio de cursos, debates, palestras e informações de interesse turístico”, orienta Elisa. Como interlocurtora do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo em Santa Catarina, a turismóloga incentiva a participação das instâncias regionais em campanhas públicas de conscientização, orientação e educação para o envolvimento de toda a população no aproveitamento do potencial regional; além de zelar para que toda a atividade turística da região seja compatível com a preservação do meio ambiente e com a busca permanente da melhor qualidade de vida da população fixa e itinerante.