A regulamentação de normas e a criação de um manual para contratação de Agências Digitais, planejamento de eventos para fomentar o mercado da comunicação digital no estado e a gestão do trabalho no contexto digital. Estes foram alguns dos principais temas debatidos na primeira reunião de 2010 da Associação Brasileira das Agências Digitais – Regional Santa Catarina (ABRADi-SC), que aconteceu em Florianópolis, no dia 29 de janeiro. O encontro teve início com um almoço para os convidados, seguido de uma “pocket-palestra” com o jornalista e professor Carlos Castilho. O jornalista falou sobre a avalanche informativa da atualidade, os novos paradigmas do trabalho na era da informação e a importância das redes sociais para as agências digitais. A palestra se transformou, aos poucos, em um pequeno debate, onde os associados puderam compartilhar algumas experiências e informações.
Entre as novidades para este ano, o presidente da ABRADi-SC, Sandro Alencar Fernandes, destacou a realização de três eventos “F5” e de um ciclo de palestras com personalidades em destaque no cenário digital, que abordará assuntos como eleições na internet, comunicação móvel, redes sociais, entre outros. Também está programada a realização de eventos regionalizados, apoiados pelas agências locais. Segundo Fernandes, todos estes eventos visam ‘aculturar’ o mercado de comunicação digital em Santa Catarina.
Manual de contratação e comunicação institucional são destaques no encontro
Tomando como exemplo uma ação desenvolvida pela Associação Paulista, a ABRADi- SC estuda a criação de um manual de normas e procedimentos para contratação de uma agência digital. Para Fernandes, este é um documento fundamental para o futuro das agências digitais, que poderão participar de mais licitações e tomadas de preço. “Além disso, vai posicionar a ABRADi-SC como um órgão de referência e validação da idoneidade e competência de suas associadas”, confirma. O manual deverá ser apreciado pelas agências associadas e, em pouco tempo, a ABRADi-SC espera replicar este documento para que as agências façam a “evangelização” das normas entre seus clientes e prospects.
Além disso, foi planejado a efetivação de ações de comunicação institucional da associação, com o lançamento de newsletter periódica, criação de um perfil de cada associado no site oficial e a divulgação das ações, eventos, promoções e demais deliberações da ABRADi-SC. Para isso, a partir de 2010, a ABRADi-SC terá uma assessoria de imprensa profissional, fruto da parceria entre a instituição e a agência Girafa Comunicação Interativa, de Porto União.
O presidente acredita que as parcerias, a troca de experiências e a amizade entre as agências é o grande diferencial da Associação. “Vamos juntos fortalecer nossas agências e o mercado, com serviços de qualidade e com profissionalismo”, enfatiza.
Atividades não param entre um encontro e outro
A próxima reunião da ABRADi- SC está agendada para o fim do mês de março e será realizada em Criciúma. Porém, as atividades e planejamentos das ações expostas no encontro não param, especialmente a organização de eventos que atualizarão as empresas do setor quanto aos novos rumos que a Internet, dispositivos móveis e redes sociais vem proporcionando às empresas e às pessoas. “Nossa expectativa é boa, principalmente pela consolidação dos eventos como o F5 e a parceria com outras regionais, como a ABRADi-RS e APADi. Desta forma a nossa Associação ganha espaço e reconhecimento, conseguindo novos associados e se tornando ponto de referência do segmento digital em Santa Catarina”, finaliza Fernandes.
Serviço
O que é a ABRADI-SC?
É uma associação que tem como missão o desenvolvimento, a normatização e o aculturamento do mercado de internet em Santa Catarina.
Quem pode participar?
Além das agências associadas, o Encontro é aberto a profissionais de comunicação, proprietários de agências digitais ou produtoras web, empresas e entidades de classe ligadas à tecnologia, bem como instituições de ensino e capacitação profissional.
Informações sobre a Associação
www.abradi-sc.com.br