Instituto Cervantes oferece cursos e oportunidade de conhecer a cultura da Espanha, além de ser a única entidade apta a aplicar o teste de proficiência da língua em Santa Catarina
O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige que os profissionais busquem o domínio de diferentes idiomas para apresentarem um diferencial frente aos concorrentes. Pensando nisso, o Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha para a difusão universal do espanhol e da cultura hispânica, atua em Florianópolis desde meados de 2008.
O Instituto é excelência no ensino do espanhol no mundo. Fundado na Espanha, em 1991, o Cervantes tem, atualmente, mais de 100 mil alunos orientados por professores extremamente capacitados – muitos deles têm o espanhol como língua materna – em 42 países do mundo. No Brasil são nove sedes, uma em Florianópolis, na Rua Esteves Júnior, 280, na região central da cidade.
Na capital catarinense o Cervantes oferece cursos intensivos, semi-intensivos e regulares para os níveis inicial, elementar, intermediário, avançado e superior, além de cursos especiais para empresários, profissionais de turismo e conversação, com grade de horário diversificada.
As turmas são reduzidas e os professores utilizam modernas tecnologias para um ensino mais prazeroso e eficaz. Os alunos são divididos por níveis e, quando concluem os cursos, recebem certificados.
Além disso, aulas de dança também fazem parte do calendário das atividades da instituição. Outra opção pouco conhecida por professores e alunos de cursos de letras em espanhol são os cursos de atualizações didáticas com professores capacitados, a custos baixos e com ótima carga de aprendizagem.
A importância de saber falar espanhol
O espanhol é a quarta língua mais falada no mundo e a segunda mais utilizada na comunicação internacional. Daí a importância de difundir o ensino, especialmente em localidades próximas aos países de colonização espanhola, como é o caso do Brasil.
Além disso, para entrar em muitos cursos de pós-graduação, como mestrados e doutorados, é indispensável o domínio da língua espanhola. Nestes casos, em Santa Catarina só o Instituto Cervantes tem a permissão para realizar o exame de proficiência – DELE, que comprova o conhecimento do espanhol como língua estrangeira.
Quem tiver interesse em conhecer o Instituto Cervantes pode acessar o site www.florianopolis.cervantes.es, ou ir até a sede da entidade, no centro de Florianópolis.