Regatas acontecem de quarta-feira a sábado.
A festa de abertura do XXI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week acontece a partir das 19h30 de amanhã (terça-feira), no El Divino Beach, em Jurerê Internacional, Florianópolis. O mais importante evento da vela de oceano do verão brasileiro, organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), já conta com 45 inscritos para as regatas que começam quarta-feira e seguem até sábado. Entre eles estão três representantes paulistas da Super Classe: Touché Super, Land Rover e Loyal Phillips, este com os catarinenses Bruno Di Bernadi e André “Bochecha” Fonseca na tripulação, também reforçada pelo carioca Marco Grael.
Os três “puros-sangues” correm na ORC Internacional 500, a mais técnica das classes em jogo, que teve o Touché Super, de Ernesto Breda, como vencedor do ano passado. Nesta 21ª edição, os barcos da ORC Internacional e da ORC-Club disputam as primeiras etapas dos campeonatos brasileiros das duas classes. Durante os quatro dias também serão disputados os campeonatos brasileiros de BRA-RGS e de Beneteau First 40.7, e pelo menos uma das regatas será de percurso, a ser decidido conforme as condições de tempo.
O antigo Odoyá, agora rebatizado de Sexta-feira, é um forte candidato na disputa entre os First 40.7. O catarinense Bruno Fontes desembarca de Miami, onde participou da Copa do Mundo de Vela, direto para a tripulação do mais novo integrante da flotilha do ICSC. Bruno responderá pela tática e o paranaense Luciano Gubert de Oliveira, pelo timão do Sexta-feira. Os donos do barco, o casal Marlus Dória e Rogéria Dotti, também do Paraná, fazem parte do reforçado time.
Correndo contra eles estarão outros paranaenses: Pedro Prosdócimo e Renato Gama colocarão o Beneteau Absoluto na raia de Jurerê. Os dois veleiros enfrentarão um concorrente de peso, o Zeus, de Inácio Vandresen, atual campeão da classe. Além disso, o veleiro do ICSC timoneado por Felipe Linhares, o Fipa, venceu a Olivos – Florianópolis, a Santos – Rio e o Circuito Rio na ORC Internacional 600 em 2009.
Os paranaenses também estarão presentes na RGS. O Sous Le Vent, de Haraldo Freudenberg, terminou ontem (domingo) a Regata São Francisco do Sul – Florianópolis na nona posição e representará o Iate Clube de Caiobá no Circuito. Na RGS A, Martin Ajejandro Bonato tentará segurar o título de campeão brasileiro para o Jylic II, que partiu sábado do litoral paulista e deve chegar amanhã em Florianópolis. Muitos gaúchos e cariocas também estão entre os 300 velejadores esperados para a competição, como os tripulantes do San Chico 2 e do C’est la Vie VI, de Porto Alegre, e do Angela Star e dos três veleiros da Marinha do Brasil (Marlim, Bijupirá e Dourado), do Rio de Janeiro.
Confira a Programação Náutica:
– De 3 a 6 de fevereiro (quarta-feira a sábado) – Regatas válidas para o Circuito, para as primeiras etapas dos campeonatos brasileiros de ORC Internacional e ORC-Club e para os campeonatos brasileiros de BRA-RGS e de Beneteau First 40.7
Confira a Programação Social:
– Dia 2 (terça-feira) – Festa de abertura a partir das 19h30, no El Divino Beach, em Jurerê Internacional, com cerimônia de premiação da Regata São Francisco do Sul – Florianópolis
– Dia 5 (sexta feira) – Show com banda a partir das 17h
– Dia 6 (sábado) – Festa de encerramento a partir das 19h30, no P12, em Jurerê Internacional, com cerimônia de premiação
– Todos os dias – Canoa de Cerveja após as regatas e som ambiente com DJ