Prêmio irá reconhecer as melhores práticas de educação empreendedora a nível estadual; Os vencedores irão concorrer à etapa nacional em 2022
No próximo dia 15 de dezembro, às 17h, o Sebrae/SC promove a Cerimônia de Reconhecimento do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, etapa estadual. Serão reconhecidas as melhores práticas de educação empreendedora de Santa Catarina e os vencedores irão concorrer à etapa nacional, em 2022. As inscrições para o evento, online e gratuito, podem ser realizadas pelo link: http://sebrae.sc/educadordofuturo.
Foram 24 propostas inscritas, distribuídas de acordo com o nível de ensino: Ensino Fundamental (6); Ensino Médio e Profissional de nível médio (8); Ensino Superior (10). As propostas são de instituições públicas e privadas de todas as regiões de Santa Catarina.
O Prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, do nosso estado, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados.
Os projetos desenvolvidos buscaram promover as competências empreendedoras dos alunos com práticas como a escrita dramática, gincanas, desenvolvimento de aplicativos, incentivo ao empreendedorismo social, soluções para a destinação adequada de resíduos, criação e cuidado de hortas, programas de empreendedorismo, e diversas outras iniciativas de capacitação e desenvolvimento dos alunos.
Para enaltecer ainda mais a iniciativa, o evento contará com a palestra de Alessandra Alkmim Costa, especialista em Educação do Futuro, Mundos VUCA, Mundo BANI, Capitalismo Consciente, Futurismo, Criatividade, Inovação, Empreendedorismo, Empoderamento Feminino e Liderança Shakti.
“Nosso objetivo é promover a cultura empreendedora nas escolas para que tenhamos empreendedores catarinenses cada vez mais capacitados, e valorizar trabalhos que sirvam como referência para outros profissionais de educação ou instituições de ensino. Recebemos propostas que, não tenho dúvidas, irão contribuir para a educação empreendedora de Santa Catarina e do país”, afirma Marina Barbieri, coordenadora do Programa Educação Empreendedora em Santa Catarina.
Sobre o primeiro ciclo do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
O primeiro ciclo do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora ocorreu em 2019 e Santa Catarina teve quatro vencedores estaduais:
Categoria Ensino Fundamental: Daiane Luchetta Ronchi de Almeida, com o caso Bionatural Composteira
Categoria Ensino Médio: Oscar Ruthes, com o caso O Dia da Família na Escola
Categoria Ensino Profissional: João Anselmo Tormen Ferreira, com o caso Clube Empreender – Empreende+
Categoria Ensino Superior – João Alceu Ramos Beltrão, com o caso A Educação Empreendedora na ADM Jr.
Na Etapa Nacional, a professora Daiane Luchetta Ronchi de Almeida, representante de Santa Catarina, foi reconhecida com o Troféu Bronze na Categoria Ensino Fundamental.