O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, deve assinar no dia 15 de março a desapropriação do terreno no Campeche, sul da ilha, para a construção do museu do aviador e escritor Antoine de Saint Exupéry.
A informação foi do governador Luiz Henrique durante audiência, em Paris, com o vereador da cidade, Jean Pierre Guis, responsável pelo estreitamento de projetos entre brasileiros e franceses.
A desapropriação será da área onde os pilotos franceses, que trabalhavam na Aeropostale, o correio aéreo francês, residiam. O governo catarinense vai restaurar a pista de pouso e as antigas instalações da Aeropostale, onde trabalhava o autor de o Pequeno Príncipe. A ideia é transformar o local num ponto turístico-cultural.
O secretário de articulação internacional, Vinícius Lummertz, defende a reciprocidade com a França.
– A política francesa precisa reconhecer o que Santa Catarina está fazendo. A França conhece o nordeste e o sudeste, mas não o sul – disse.
A argumentação é baseada nos investimentos catarinenses, como a instalação em Florianópolis da Escola Nacional de Administração (ENA) e o museu Saint Exupéry. A comitiva catarinense chegou ontem a Florença, na Itália. O governador esteve reunido com o empresário Antonio Guizette, da construtora Consta, com atuação nos Estados Unidos e Itália. O grupo estuda investir em Santa Catarina.
(DC, 25/01/2010)