Projeto passa a ser desenvolvido em 13 praias de Florianópolis
O Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas de segurança, que acontece todos os verões nas praias catarinenses, onde são trabalhados com as crianças e jovens de idades entre 7 e 15 anos (moradores ou veranistas), os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar (correntes e relevo), cidadania e meio ambiente. Embora esse Projeto procure estabelecer uma relação harmônica entre as diferentes dimensões da vida e que envolvem os aspectos intelectuais, morais e afetivos das crianças, é acima de tudo, um importante formador de cidadãos, deixando os que dele participam, mais críticos e conscientes de sua condição e potencial.
Essa tarefa conta com o empenho dos guarda-vidas civis e militares, responsáveis pela instrução que são realizadas nas areias das praias. Esses profissionais recebem antecipadamente, cursos preparatórios específicos para essa missão. Desde o dia 05 de dezembro de 2009, o Projeto passa a ser desenvolvido em 13 praias de Florianópolis e nas praias do Norte do Estado (de Bombinhas a Itapoá). Para participarem as crianças precisam ser inscritas gratuitamente pelos pais ou responsáveis em qualquer um dos postos guarda-vidas. As aulas são ministradas diariamente, por uma semana, no período entre 8h e 10h.
A expectativa é de orientar 600 crianças por semana, até a primeira quinzena de fevereiro, quando encerram as férias escolares. A divulgação do curso também é feita nas praias, com banners e folders. Maiores informações nos postos de guarda-vidas.
Creditos da notícia: CCS do Cmdo Geral, em 05/01/2010.