Santa Catarina recebe a escala de fechamento da programação do projeto internacional AtlantECO. Após passar por Belém, Salvador e Rio de Janeiro, o evento chega a Itajaí, onde ocorre na Marina Itajaí, de 16 a 19 de novembro. Além de extensa programação, atracarão na cidade o Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas do Brasil, e o Veleiro Tara, da França, que serviu de inspiração para a criação do ECO.
O AtlantECO que desembarca no estado catarinense é um projeto desenvolvido em parceria com 36 instituições de 13 países da Europa, Brasil e África do Sul. Tem por finalidade a pesquisa sobre o microbioma do Atlântico, os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.
“Os resultados das pesquisas ajudarão a prever a migração de espécies, a capacidade do oceano de capturar e armazenar dióxido de carbono (CO2) atmosférico, transporte e riscos de poluentes, como plásticos e nutrientes, e o equilíbrio entre a saúde do ecossistema e as atividades humanas”, destaca a coordenadora do Projeto AtlantECO na UFSC, Andrea Santarosa Freire.
Além do mar, o projeto prevê eventos em terra voltados para promover a conscientização ambiental. Essas ações, chamadas de Port Calls, estão previstas em locais da costa brasileira, europeia e africana. Incluindo Itajaí, uma das quatro únicas cidades do país a receber o evento neste ano.
A programação inclui atividades diversas como palestras, exposições e workshops e, claro, visitação ao ECO que vai receber escolas e o público em geral na Marina Itajaí, de 16 a 19 de novembro.
Um dos eventos principais da programação é a Conferência Ecoando a Ciência no Atlântico, no dia 17 de novembro, a partir das 18h, no Centreventos de Itajaí. No encontro, palestras sobre o Oceano Atlântico, a experiência a bordo dos Veleiros Tara e ECO, a história e perspectivas futuras do Veleiro ECO, entre outros.
As inscrições para a Conferência são gratuitas e podem ser feitas em https://siaiap37.univali.br/elis/staff/login/index/cdEvento/5006 . Para se inscrever, basta fazer o cadastro.
“Por meio destes eventos temos o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a importância de um modo de vida sustentável para preservar a saúde dos oceanos e de todos os seres vivos que dependem dele, incluindo os seres humanos”, ressalta o coordenador do Veleiro, professor Orestes Alarcon.
Confira abaixo a programação completa.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16 de novembro (Terça-feira)
09h-12h – Visitação de grupos escolares
14h-17h – Visitação de grupos escolares
16:30h-19h – Visitação pública
18:30h – Exibição do Filme Planeta Oceano no auditório do Centreventos
Dia 17 de Novembro (Quarta-feira)
10h-11h – Chegada dos alunos de Florianópolis do Projeto ECOLab, Aliança Francesa
15:30h–17:30h – Visita de universitários da UFSC, UNIVALI e outras universidades interessadas da região.
18h-20h – Conferência “Ecoando a Ciência no Atlântico”
No auditório do Centreventos
18h -18:20h: Discursos de Abertura. Vídeo de divulgação do Projeto AtlantECO
18:20h–18:35h: All-Atlantic, uma grande aliança em benefício do Oceano Atlântico – Prof. José Angel Perez, UNIVALI
18:35h–18:50h: Conexões entre redes de pesquisa marinha: chave para o entendimento dos oceanos – Prof. Sérgio Floeter, UFSC
18:50h-19:05h: A bordo dos Veleiros Tara e ECO: da Pluma do Amazonas a Pluma do Prata – Profa. Andrea Freire, UFSC
19:05h–19:20h: Veleiro ECO, história, presente e perspectivas futuras – Prof. Orestes Alarcon, UFSC
19:20h–19:35h: Ciência, Sociedade e Políticas Públicas para nossos litoral e mar – Prof. Marinez Scherer, UFSC
19:35h–19:45h: Palestra de encerramento.
Dia 18 de Novembro (Quinta-feira)
09:30h -12h – Visitação pública
14h-16:30h – Visitação de grupos escolares
16:30h-18h – Visitação livre, sem agendamento, das exposições e wokshops na Marina e Centreventos.
18:30h-20h: Conferência: Navegando para entender e proteger o oceano
Dia 19 de Novembro (Sexta-feira)
9h-12h – Visitação de grupos escolares
15h – Partida do Tara para Argentina.