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Florianópolis, 24 novembro 2024

Ao resolver a distância 5 entre 10 casos que iriam para atendimento presencial na pandemia, Alô Saúde Floripa, da TopMed, é tema do Global Summit

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Estruturado antes da pandemia da Covid-19, o serviço Alô Saúde Floripa, que conta com mais de 500 mil usuários ativos, colocou a capital catarinense à frente de outras cidades do país no uso da telessaúde. Atendimento coordenado pela TopMed possibilitou que 51,2% das pessoas que pretendiam procurar serviços presenciais de urgência e emergência tivessem seu caso resolvido na triagem do atendimento telefônico pela equipe de enfermagem. Dados inéditos do case serão apresentados na terça, dia 9, às 16h20, no Global Summit Telemedicine & Digital Health

A cidade de Florianópolis (SC) ganhou destaque por ser a primeira do país a contar com um serviço estruturado de atendimento em saúde a distância logo no início da pandemia da Covid-19, em 2020. Isso foi possível porque muito antes da pandemia ser decretada, a Prefeitura de Florianópolis já acreditava nessa solução. Após vencer um longo processo licitatório, a TopMed, empresa que, em 2021, completa 15 anos de atuação em telessaúde e telemedicina, implantou, junto com a Gestão Clínica da Secretaria Municipal de Saúde, o Alô Saúde Floripa, um serviço que reúne 573.755 usuários ativos. O serviço já foi responsável por 182.302 atendimentos até setembro de 2021 e conquistou aprovação de 88% das pessoas atendidas.

Com seu pioneirismo e ampla expertise, a TopMed é um dos destaques da programação do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021. Em palestra da médica Cristina Broilo, Head de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed, a empresa catarinense apresentará, na terça, dia 9, às 16h20, os principais resultados do case “Alô Saúde Floripa – Consolidando o acesso e incorporando saúde digital no SUS”. Além da médica Cristina Broilo, participam do mesmo painel os médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, que atuam na gestão do Alô Saúde Floripa: Fernanda Melchior, responsável técnica do Alô Saúde Floripa e Ronaldo Zonta,  coordenador do Departamento de Gestão da Clínica da SMS/Florianópolis-SC. A programação completa está disponível em www.telemedicinesummit.com.br/programacao/.

A parceria entre TopMed e Prefeitura de Florianópolis

No início da pandemia de Covid-19 rapidamente o serviço acabou se adequando à nova demanda – muito distinta do que foi projetado para volume inicial. Neste momento, a parceria entre TopMed e Prefeitura de Florianópolis foram decisivos no sucesso da nova realidade. Um facilitador foi o fato de o projeto ter sido baseado nas melhores evidências e diretrizes clínicas – adequando volume sem tirar o foco do manejo da pandemia no município. Com isso, Florianópolis saiu na frente em relação a outras cidades e a experiência da TopMed foi essencial para o sucesso do serviço, comprovado pelos indicadores.

Em todos os atendimentos há um questionamento sobre o que o usuário faria se o serviço não existisse. Essa intenção dele é comparada ao real desfecho para seu caso. Nesse comparativo, identificou-se uma redução de 51,2% em idas a serviços da rede de urgência e emergência comparados com a real orientação que foi dada ao usuário.  Isso quer dizer 5 entre 10 pessoas que pretendiam procurar serviços presenciais de emergência tiveram seu caso resolvido na triagem do atendimento telefônico pela equipe de enfermagem e não precisaram correr o risco de contágio e transmissão da Covid-19 e outras doenças em hospitais e prontos-socorros. “Isso representa mais segurança para o paciente, facilidade no acesso, qualidade do atendimento e redução de custos para o sistema de saúde público de Florianópolis”, afirma Cristina.

Além disso, em 2021 o Alô Saúde Floripa assumiu igualmente a responsabilidade de agendamento dos exames de todos os pacientes que eram identificados, já pela equipe de enfermagem em triagem pelo serviço, como suspeitos. Isso levou a uma diminuição de 25% da demanda da rede presencial. “Os indicadores do Alô Saúde Floripa são reflexo de um cuidado diferenciado em toda a jornada do paciente”, na opinião de Cristina. Ela explica que o paciente liga com uma queixa e recebe muito mais que uma indicação ou encaminhamento. O enfermeiro realiza o atendimento utilizando não só seu conhecimento, mas igualmente um suporte da plataforma tecnológica de algoritmos clínicos da TopMed. 24 horas depois faz contato de retorno para saber como ele está, reavalia o quadro clínico e confirma se o caso foi solucionado. “Por isso que eu digo: isso não é apenas um serviço de atendimento a distância. É um serviço de cuidado em saúde – indiferente à distância onde o paciente se encontra” – complementa Cristina.

Sobre a TopMed – Fundada em 2006, a TopMed é uma empresa do segmento de saúde digital que oferece soluções nas áreas de telessaúde e telemedicina, com modelo de negócios focado no mercado B2B. Atende operadoras e autogestões, setor público, corporativo, seguradoras e outros.  Na iniciativa privada, são mais de 4 milhões de vidas assistidas atualmente pelas suas soluções, que tem como foco a melhor alocação dos recursos de saúde das organizações e a democratização do acesso à saúde.

Serviço

Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021

 Painel TopMed – Alô Saúde Floripa – Consolidando o acesso à distância e incorporando saúde digital no SUS”  – 9 de novembro, às 16h20

http://www.telemedicinesummit.com.br/programacao/