Programa Jornada Startups ofereceu mais de 30 atividades de capacitações e negócios ampliaram número de clientes e foram selecionados para projetos de aceleração
Mentorias, capacitações, workshops, diagnóstico e acompanhamento do processo de evolução de startups. Esse é o resumo da primeira edição do Programa Jornada Startups, que começou em junho e terminou em outubro. A iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do Sebrae/SC promoveu mais de 30 atividades de capacitações, entre oficinas, workshops, office hours, fireside chats e rodadas de negócios, mais de 80 mentorias e mais de 11 parceiros de perks, ou seja benefícios oferecidos às startups para desonerar a operação, como serviços de cloud, CRM, entre outros Além disso, os participantes já colhem os resultados após participar do projeto.
Um dos exemplos é a startup PayPow, de Blumenau, que durante os quatro meses de programa, ao receber o apoio para estruturar o processo de vendas e boas práticas da organização comercial, passou de quatro para 22 clientes. “Para nós foi de extrema importância o acesso à workshops e mentorias, com excelentes profissionais do nosso ecossistema”, conta Paulo Eduardo de Oliveira, Head de Sales/Marketing e fundador da startup que desenvolve solução de gestão de pedidos com pagamento on-line no segmento gastronômico.
Organizado em três eixos de atuação, o Programa Jornada Startups teve 144 startups selecionadas em diversos níveis de maturidade, desde a fase da ideação até a de escala, de todas as regiões catarinenses. A maioria dos negócios era da Grande Florianópolis (54,5%), seguido por Blumenau e Joinville (ambos com 10,6%) e Chapecó (9,1%).
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi o principal patrocinador desta primeira edição do programa, que também teve patrocínio de Asaas, Movti Cloud Solutions, Plooral e Softcon.
“Esses resultados demonstram que a iniciativa da ACATE, em parceria com o Sebrae/SC, cumpriu seu objetivo de fornecer apoio às startups para que se desenvolvam, ganhem escala e conquistem mercado. O programa também ajudou a fomentar o empreendedorismo tecnológico em Santa Catarina”, reforça o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.
Ao longo de toda a jornada, as startups tiveram acesso ainda a capacitações com grandes nomes do mercado, workshops, além de preparação e participação em rodadas de investimentos. As empresas participantes também foram automaticamente associadas à ACATE, um dos principais hubs de inovação do país, recebendo o benefício de isenção por 12 meses como associada.
De acordo com Alexandre Souza, gestor do Startup SC no Sebrae/SC, o sucesso dessa parceria com a ACATE é mais um exemplo de como a busca pelo fomento da inovação gera maturidade ao ecossistema de tecnologia catarinense. “Com a proposta de atender startups não aprovadas no processo seletivo da 11º Turma do Programa de Capacitação Startup SC, esse projeto colabora com o desenvolvimento de centenas de startups que possuem ideias inovadoras. Após as mentorias, os resultados reforçam que as iniciativas de capacitação amparam e direcionam a evolução de empreendedores e suas startups”, complementa.
Seleção para programa de aceleração e contato com fundos de investimento
Outros participantes também já apresentaram resultados positivos. O aplicativo para gestão ágil na área da reabilitação neonatal e pediátrica, KidsEvolution, de Florianópolis, foi selecionado para o programa de aceleração do Inovativa Brasil. “Participar da Jornada foi muito produtivo e rico, principalmente no que diz respeito ao momento atual da nossa startup de iniciação da fase de validação de mercado. Vamos começar a trabalhar as estratégias da nossa jornada de vendas e o conteúdo trabalhado nos workshops foi de fundamental importância”, conta Rafaela Mendes, co-fundadora e CEO do KidsEvolution.
Já a startup Robocote, também de Florianópolis, que atende corretores de seguros com soluções digitais, entrou no Capital Empreendedor, projeto do Sebrae, e está em contato, em estágio avançado, com dois fundos de investimento. “Abrimos uma porta que nem imaginávamos que seria tão produtiva”, resume o CMO da empresa, Jera Souto.
Como se inscrever para a próxima edição
Como há expectativa de abrir uma nova turma em 2022, é possível que startups já manifestem interesse no formulário disponível neste link <https://www.jornadastartups.com.br/tenho-interesse/>.