A Campanha finalizou em 24 de setembro e ao total, foram arrecadadas 500 obras para serem doadas à Escola Marista Social de São José. Além da entrega, foi realizada uma contação de histórias aos estudantes.
O Colégio Santa Catarina promoveu a arrecadação de livros para a Escola Marista Social de São José. Por 30 (trinta) dias, a comunidade escolar do CSC mobilizou-se para o projeto. Ao termino do mesmo, foram contabilizadas 500 obras que farão parte agora, do acervo da Escola, e lidos pelos mais de 1000 (mil) alunos da instituição.
A entrega foi realizada na última quinta-feira, dia 14 de outubro. A equipe do Colégio foi composta pela Vice-Diretora Irmã Rosmari, o Bibliotecário Guilherme, a Coordenadora do EFI Magali e a Professora Juliana.
O momento mais esperado foi o da entrega dos livros, mas antes do mesmo, foi preparado uma atração especial. O bibliotecário, juntamente com a Coordenadora prepararam uma contação de histórias, sobre Monteiro Lobato e a Emília. Ali, interagiram com as crianças da Escola Marista, dançaram e promoveram algumas brincadeiras.
Segundo Guilherme Wandscheer, bibliotecário, disseminar o hábito da leitura é dever de todos. “Por isso, queremos promover a cidadania e estimular a criatividade dos alunos da Escola Marista. Além de nutrir a alma, a leitura traz ainda, benefícios únicos para o cidadão como a melhora na comunicação, na argumentação e na escrita, diferenciais que podem trazer oportunidades mais promissoras para a vida dos alunos, no futuro”, afirma.
A Campanha nasceu da necessidade da Escola Marista desenvolver o acervo da biblioteca da instituição, aos estudantes. “O Colégio Santa Catarina já tem uma parceria com a Escola Marista e a partir da demanda de uma ação no contraturno escolar, nos foi pedida a ajuda para a formação da biblioteca”, conta Guilherme.
Foram arrecadados mais de 500 livros infantis e infantojuvenis. A escola, que fica no bairro Serraria, em São José, atende diariamente mais de mil crianças, adolescentes e jovens, do Ensino Fundamental ao Médio, com idades de 6 a 22 anos.
“Diante das tecnologias na palma das mãos com acesso a conteúdo e informações a qualquer instante, o livro tem ficado esquecido nas estantes. Estimular o contato com o livro e com histórias faz com que o leitor tenha um desenvolvimento cognitivo melhor, aumenta a concentração, desenvolve a compreensão, incentiva o lado criativo e a imaginação, aumenta
o vocabulário, além de desenvolver a leitura e a fala, e promove o conhecimento dos sentimentos e emoções”, conta Wandscheer.
“A importância da leitura é conhecida, é uma ferramenta de poder que deveria fazer parte do cotidiano de todos. Mas, sabemos que a realidade é outra, a falta de incentivo, taxas e tributos elevados sobre os livros são fatores que acabam distanciando as obras do leitor. Nosso papel, enquanto instituição de ensino católica, é promover a formação integral do ser humano, alicerçada em princípios franciscanos, com valores culturais, éticos e sociais, que contribui para o desenvolvimento da cidadania, sendo assim, auxiliar na promoção e no acesso a leitura, ainda mais de comunidades carentes, está alinhado com a nossa missão e ao nosso trabalho diário”, finaliza Wandscheer.
É o Colégio Santa Catarina fazendo uma rede de leitores cada vez maior!
Serviço
O quê: Entrega de 500 livros para a Escola Social Marista – São José
Quando: 14 de outubro de 2021.