A chegada da primavera será marcada com música. Exatamente às 16h21 desta quarta-feira (22), quando começa oficialmente a nova estação, será lançada a canção Girassol de Julia, com um vídeoclipe no Youtube (youtube.com/c/Marcoliva). O clima lírico da letra do poeta Christian von Koenig é acentuado pelo ritmo leve e dançante criado pelo cantor e compositor Marcoliva, que interpreta a canção ao lado da também cantora e compositora Silvia Abelin. Mas para além da história agora cantada em versos, a parceria na concepção e execução de Girassol de Julia remete a uma bela e rica experiência de troca criativa entre artistas, no evento PalavrAcanção, realizado em Florianópolis.
“Foram nove edições, realizadas mensalmente no bar Qualé Mané, que reuniram mais de 200 artistas para apresentações musicais, leituras de poesias, lançamentos de livros, vendas de CDs e exposições”, lembra Marcoliva, um dos organizadores do PalavrAcanção, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura. Além do espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, a ideia era justamente provocar parcerias: compositores se apropriando de poemas ditos ou publicados em livros e músicas instrumentais inspirando letras. Girassol de Julia floresceu nesse ambiente. “Seu lançamento na primavera ajuda a trazer esperança a tempos tão sombrios”, define Marcoliva.
“Estive desde o primeiro momento em que a música foi para o público que participava do PalavrAcanção. Isso foi muito legal, pois podemos sentir a reação das pessoas antes mesmo de gravar. E a reação foi de encanto com essa leveza primaveril de Girassol de Julia, que flui pelo sentimento do amor”, conta Silvia Abelin.
A HISTÓRIA DA LETRA
No início de 2019, Christian estava apaixonado por Julia. O girassol era um tema recorrente do romance, seja pela flor num vaso da sala, seja por uma impressão de Van Gogh na parede. O estalo para a composição da letra surgiu após uma tempestade de verão que pintou o céu de amarelo, quando pensou nos versos: Tem mais cor a flor que brotou em Julia/ Do que o céu do estio logo após chover.
“Levei muitos dias pra fazer o poema, para chegar na métrica que queria. Nasceu quase como um samba, que é uma das minhas referências para escrever”, explica Christian, autor de dois livros à venda na Amazon: Passagem para Lugar Nenhum (romance) e Poemas Cheios de Vazios.
Infelizmente, em seguida o romance acabou. Algumas semanas depois, ao participar do PalavrAcanção, apresentou o poema para Marcoliva. “Em pouco tempo, recebi uma mensagem inesperada, já com um primeiro arranjo. Ele deu nova vida à letra e aquilo me deixou maravilhado. A versão musicada era envolvente, animada, e a participação de Silvia Abelin trouxe um encanto a mais. As apresentações de Girassol de Julia agitavam as noites do PalavrAcanção. O resultado está aí. A paixão passou, a música vive”, sintetiza Christian.
CARA A CARA
Girassol de Júlia está entre as seis canções que fazem parte do EP Cara a Cara, de Marcoliva, que será lançado ainda este ano nas plataformas de streaming. Com um conceito do não eu – “não ausência de si mesmo, mas a importância de olhar para o outro”, como diz o autor – as músicas passeiam pelos ritmos samba e bossa nova, pop, milonga, baião e balada, apresentadas de forma não convencional e com forte carga poética.
As imagens do videoclipe de Girassol de Júlia, captadas por Guto Campos, foram feitas no sebo e livraria Desterrados – Fotografia, Literatura e Arte. Devido à pandemia, todos gravaram separadamente. O mesmo aconteceu na gravação da música, produzida por Rafael Calegari em um home estúdio. O resultado pode ser visto no canal youtube.com/c/Marcoliva, a partir desta quarta-feira, às 16h21, para dar as boas-vindas à primavera.
Ficha Técnica
Composição: Girassol de Julia, Marcoliva (música) e Christian Von Koenig (letra)
Marcoliva: Cantor/Compositor, concepção – @marcoliva7
Silvia Abelin: Cantora – @silviaabelinmusica
Isabella Graça: Direção, montagem, edição e colorização – @_issag
Mônica Kukulka: Direção de cena – @kukulka.monica
Claudia Aguiyrre: Concepção e direção de arte – @claudia_aguiyrre
Guto Campos: Direção de fotografia – @gutocamposfilms
Denilson Antonio: Cenário – @denilson_antonio_artes_visuais
Stella Machado: Maquiagem – @stella.machadoo
Eduardo Krziminski: Design
Rafael Calegari: Produção Musical, Baixo Elétrico – @rafaelcalegariramos
Alexandre Damaria: Percussão – @damariaalexandre
Rodrigo Campos: Percussão – @rodrigocampos.portaldocajon
Rafael Meksenas: Guitarra elétrica – @rafaelmeksenas
Davi Tekle: Produção Executiva – @detekle
Selo Café Maestro: Mixagem, masterização e lançamento – @cafemaestroproducoes
Stewart Polo: Assistente e Atribuição de direito – @legalmente_stewart
Desterrados Artes: Apoio – @desterradosartes
Cláudio Schuster: Assessoria de comunicação
Girassol de Julia
Floresceu em Julia uma flor tão súbita
E tão bela quanto já pude ver,
De repente então, livre como a música,
Meu janeiro abriu todo ao seu prazer.
Tem mais cor a flor que brotou em Julia
Do que o céu do estio logo após chover,
Repentina flor, amarela e única,
Faz girar o sol onde está seu ser.
Quando à noite deito-me com seu cheiro,
Primavera é onde pareço estar,
Meu verão mais brando em seu canteiro,
Pois num girassol encontrei meu par.
Ela fez janeiro voar ligeiro,
Fevereiro agora em seu lugar.
Pode vir agosto e um ano inteiro
Que de amor a flor hei de assim regar.
Tem mais cor a flor que brotou em Julia
Do que o céu do estio logo após chover,
Repentina flor, amarela e única,
Faz girar o sol onde está seu ser.
Christian von Koenig
03/02/19