Previsão é de 92% de ocupação, mas não faltam estabelecimentos lotados na praia e no interior
Sem enchente nem crise, a procura por hotéis para o Réveillon está tão aquecida quanto o tempo nos últimos dias. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (Abih/SC) estima em 92% a ocupação, mas não faltam hotéis com 100% das reservas fechadas a poucos dias da virada.
O presidente da Abih/SC, João Eduardo Moritz, acredita que a ocupação vá crescer mais.
– Ainda não tenho todos os dados dos hotéis, que serão repassados pelos estabelecimentos só no dia 4. Mas a tendência é que fique acima disso. O fator econômico melhorou.
O resultado deve ser superior ao do ano passado, quando houve ocupação de 90% no Réveillon. Os dados referem-se a todo o Estado, mas Moritz lembra que as cidades com águas termais também atraem turistas nesta época do ano, apesar do calor.
O diretor da RZ Turismo – que atende cinco hotéis em Gravatal, no Sul do Estado – Guilherme Zancan, afirma que há apenas dois apartamentos disponíveis, e a maior parte das reservas está fechada há uma semana. Ele explica que as águas quentes têm bastante procura pelas propriedades medicinais, além dos parques aquáticos e atividades de recreação promovidas pelos hotéis.
– Até pouco tempo, o público era de terceira idade, mas hoje cresce a procura por casais com filhos pequenos – afirma o diretor.
No Centro da Capital, o Majestic Palace Hotel, localizado na Avenida Beira-mar Norte, com vista para a queima de fogos e pacotes de três dias a partir de R$ 2,5 mil, está com 75% dos quartos reservados, informa o gerente comercial Ângelo Toppan, 10% a mais do que no ano passado. O Baía Norte, de frente para a Ponte Hercílio Luz, está lotado há 20 dias, movimento 20% maior do que em 2008.
Nas praias, a procura também é boa. O hotel mais famoso da Capital, o Costão do Santinho Resort, na Praia do Santinho, já registra 95% de ocupação para o Réveillon. A coordenadora Marlu Simis diz que a maioria das reservas foi feita há dois meses. Na Praia dos Ingleses, Norte da Ilha, o Praiatur taxa já chega a 95% para a virada de Ano-Novo.
– Em 2008, ficamos com 80%. Na primeira quinzena de dezembro, o telefone nem tocava. Foi nosso pior ano – conta a supervisora Francine Perez.
Em Balneário Camboriú, o Recanto das Águas, na Praia dos Amores, está com 80% de ocupação e no Parador Estaleiro, na Praia do Estaleirinho, foi reservado ontem o último apartamento que restava disponível.
92% é a previsão da Abih de ocupação dos hotéis catarinenses para a virada do Ano-Novo.
90% foi a ocupação no ano passado, quando o setor hoteleiro foi prejudicado pelas enchentes.
381 voos fretados devem pousar na Capital nesta temporada de verão, vindos da Argentina, Chile e Uruguai.
100 mil passageiros desembarcaram no Aeroporto Hercílio Luz apenas no mês de novembro.
40 mil é o número de turistas em voos fretados que vão descer em Florianópolis nesta temporada.
Por ALÍCIA ALÃO