A partir da próxima segunda-feira (30), o Balcão da Cidadania da Câmara Municipal de Florianópolis retoma o atendimento para emissão de carteiras de identidade (RG) de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Criado em 1998 através da Resolução 682/98 o Legislativo abriu suas portas também para auxiliar os cidadãos oferecendo diversos serviços: isenção de certidões de nascimento, casamento e da taxa de casamento civil. É possível solicitar ainda certidão de nascimento ou de casamento de outros estados.
Apenas em 2019 foram cerca de 9,6 mil atendimentos realizados no Balcão da Cidadania para emissão de carteira de identidade – um aumento de 44% em relação ao ano anterior. O presidente da Câmara, Roberto Katumi Oda, destaca a importância dos serviços prestados para a população. “Essa parceria da Câmara através do Balcão da Cidadania e o Instituto Geral de Perícias é um braço social para facilitar a vida do cidadão que precisa dos documentos. Além disso, os demais serviços prestados visam facilitar o dia a dia dessas pessoas em um único local,” destaca o presidente.
As pessoas com atendimento prioritário, como idosos, podem se dirigir ao espaço sem necessidade de agendamento prévio. Os cidadãos que não se enquadram em nenhuma prioridade devem realizar agendamento pelo site da Câmara na aba Sala do Cidadão – “Balcão da Cidadania”.
E para quem busca uma vaga de emprego, mas tem dificuldades de elaborar um currículo ou não possui computador, o local agora abre espaço para elaboração de currículos com impressão de até dez cópias gratuitamente. A iniciativa busca ajudar nesse momento da pandemia as pessoas que ficaram sem empregos e tentam uma vaga no mercado de trabalho. “Com a situação financeira ruim após perder o emprego, muitas delas esbarram na dificuldade de fazer um currículo e pagar por cópias. Uma forma de ajudar essas pessoas e de garantir a elas o exercício pleno da cidadania,” enfatizou o presidente Katumi.
Fotos: Édio Hélio Ramos.