Lojistas oferecem descontos e as melhores formas de pagamento para garantir que a principal época do ano termine com saldo positivo
Descontos à vista, brindes ou pagamento só para depois do Carnaval. Vale de tudo para atrair o consumidor nesta época do ano. Além das grandes promoções de shoppings e supermercados, o comércio em geral cria uma série de atrações especiais para garantir que as expectativas se concretizem.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista para apurar como o consumidor prefere pagar suas compras concluiu que 56,8% preferem fazer pagamento à vista e com dinheiro. Para isso, muita gente deve usar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda, segundo o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito, Roberto Alfeu Pena Gomes. “A aposta é que parte dos recursos seja destinada para quitar dívidas, enquanto a grande fatia terá como prioridade a compra de presentes de Natal”, alega.
O levantamento da CNDL apontou também que 90% dos consumidores gostariam de ganhar desconto, o que já é realidade em muitas lojas. Porém, para aqueles que preferem parcelar o pagamento, as facilidades são cada vez melhores. As âncoras do Floripa Shopping, Marisa e Riachuelo, por exemplo, estão com uma promoção de até 8x fixas, com primeiro pagamento só para março. A gerente da Marisa, Isabel Alves Viega, alega que a promoção é ideal para o fim de ano: “Nessa época, o dinheiro fica curto, mas, mesmo assim, o presente não pode faltar. Em março, as pessoas já estão mais folgadas com as dívidas e conseguem pagar as parcelas com tranqüilidade”.
Já a Camisaria Colombo parcela em até 12x sem juros com o cartão da loja, ou em até 10x no cheque. “As facilidades de pagamento estão dando um excelente resultado. Até agora, as vendas aumentaram 20% com relação ao ano passado”, afirma a gerente da loja, Pâmela Malavolta da Fontoura.
Outras lojas do Floripa Shopping seguem a linha dos brindes para atrair o consumidor. Um exemplo é a Art Sofá, que presenteia o cliente com um guarda-sol na compra de qualquer produto da loja. Já a Camoa oferece duas opções para o cliente, a cada R$ 300 em compras: 15% de desconto ou um chapéu de praia de brinde.
Promoções gigantes
Todo ano os shoppings da Capital investem forte na campanha de Natal para atrair o interesse da população na hora de comprar os presentes. Sempre inovando, o Floripa Shopping dessa vez traz um apartamento da construtora Formacco, no valor de R$ 220 mil. Para participar, cada R$100 em compras nas lojas participantes equivalem a um cupom; e nas compras feitas com cartões VISA, a cada R$100 em compras o cliente ganha dois cupons. A promoção é cumulativa e o sorteio será realizado no dia 5 de janeiro de 2010, às 18h, no Floripa Shopping.
Mas não são apenas os shoppings que investem em sorteio de prêmios para alavancar as vendas nesta época. A Rede de Supermercados Comper está com a promoção Natal dos Sonhos Comper – Você de Casa Nova. A promoção vai sortear uma casa no valor de R$ 50 mil. A compra de três produtos participantes, que estão identificados na loja, dá direito a um cupom. O sorteio será no dia 16 de janeiro.
Opções de presentes de Natal
Segundo dados de pesquisa divulgada pela Serasa Experian, o telefone celular é o presente mais desejado por 27% dos entrevistados. Para atender aos pedidos ao Papai Noel, a TIM apresenta novidades para o Natal. Entre elas, o modelo de celular com a tecnologia criada pelo Google, o Android: o HTC Magic. O aparelho permite aos usuários acessar os serviços Gmail, Google Search, Maps, e Talk, além do YouTube e Orkut, com atualizações feita pelo aparelho sincronizadas com a Web. Outra opção da TIM é o novo smartphone BlackBerry Curve 8520. O aparelho tem design fino e elegante, com plenos recursos de comunicação e multimídia. O BlackBerry Curve 8520 também permite acessar e-mails, internet e aplicativos gratuitos como Facebook, Twitter, Orkut e Windows Live Messenger (MSN).
Para quem não tem tempo para comprar presentes, a opção é usar a internet. Dados da e-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico, apontam que as vendas por meio da rede mundial de computadores devem crescer até 30% neste Natal, em comparação com a mesma data do ano passado. Na Haco Virtual (www.hacovirtual.com.br), é possível adquirir produtos exclusivos e personalizados, a partir de qualquer lugar do país. Entre as opções estão os “toy labels”, chaveiros especialmente desenhados nas linhas Animais, Toy Arts e Profissões, e a linha Photofix, que transforma qualquer foto, imagem ou ilustração em estrutura de tecido Jacquard, produzindo belas peças de decoração.