Local oferecerá atividades e oportunidades para mulheres empreendedoras que vivem em comunidades carentes
A incubadora Bonsai, desenvolvida pelo Cidades Invisíveis, com o objetivo de criar oportunidades de trabalho para mulheres de comunidades em situação de risco, está de cara nova. O projeto irá inaugurar seu novo espaço, na próxima quinta-feira, dia 19, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Através de cursos de corte, costura e modelagem, o projeto possibilita oportunidades, oferece capacitação profissional e geração de renda para mulheres empreendedoras que estão em vulnerabilidade social.
A sede fica em um espaço conquistado pelo idealizador do projeto, Samuel dos Santos, recentemente reformulado para criar uma área compatível com a natureza do projeto. Com apoio da Construtora Modernize, foi possível realizar a reforma e melhorias necessárias no espaço destinado à incubadora. Foi feita uma revitalização completa do local: piso, banheiro, janelas, pintura, marcenaria e toda a parte de mão de obra, deixando a estrutura em ótimas condições para o funcionamento das atividades.
“Esperamos que o Bonsai Monte Cristo supere nossas expectativas, realizando o seu principal propósito – a geração de oportunidade. E quem sabe, sirva como exemplo para novas iniciativas que buscam promover a equidade dentro da nossa sociedade.” Afirmou Daniel Esteves, coordenador dos projetos sociais.
A inauguração do Bonsai será marcada pela entrega da incubadora às mulheres que fazem parte do projeto. E, também conta com a presença do artista Danka Humbert que tem passagens por exposições na França, Amsterdam, Portugal, Indonésia e Japão, além de participar de vivências ao lado de grandes artistas para o refinamento de sua técnica de criação. Danka fará um grafite no local, com o tema do próprio ateliê, utilizando texturas de malhas, tecidos e estampas.
Sobre o projeto Cidades Invisíveis
Somos uma marca. Um propósito. Um projeto. Um negócio social. Somos a concretização de um sonho, de um outro mundo possível. Nossos produtos têm alma e propósito. São um elogio à arte, como tentativa de mudar vidas a partir da comercialização deles, e um estímulo à nossa capacidade de transformá-las. Cada um tem uma história, uma narrativa daquilo que somos e o que podemos ser como sociedade. São desenvolvidos para um mundo melhor a partir da arte. Artistas que se dedicam com amor para transformar realidades sociais. Queremos, literalmente, vestir uma nova forma de enxergar nosso mundo. Estender o olhar para o outro. Porque o outro também somos nós.
Nossa marca social – que é um novo conceito organizacional – busca a geração e distribuição de lucros de maneira igualitária e justa para todos os envolvidos.
Como funciona
Desenvolvemos produtos em parceria com os moradores das comunidades, disponibilizamos materiais, contratamos professores, ensinamos para eles como produzi-los, depois vendemos esses produtos na nossa loja online, nas lojas parceiras e em eventos. Dessa forma conseguimos gerar renda para inúmeras famílias que vivem em condições de pobreza, além de gerar fundos para novos projetos de apoio e capacitação social. Nossas conquistas impactam diretamente na cultura, saúde, lazer, urbanização e educação. Ao todo, são doze pessoas na equipe.