spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

LATAM Cargo movimenta 650 toneladas no primeiro ano da rota cargueira Miami-Florianópolis e avalia expandir a operação

GeralLATAM Cargo movimenta 650 toneladas no primeiro ano da rota cargueira Miami-Florianópolis...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A LATAM Cargo completa um ano do voo cargueiro direto Miami-Florianópolis, tendo movimentado 650 toneladas na rota nesse período, sobretudo em importações de eletrônicos e fármacos. O volume corresponde a R$ 750 milhões em cargas, de acordo com a Floripa Airport. 

A rota é fruto da parceria entre a LATAM Cargo e o aeroporto para atender a demanda por este tipo de transporte na região Sul e o seu principal benefício é a agilidade: antes, com conexões em São Paulo ou Curitiba, o trajeto das encomendas levava até 48 horas; mas, hoje, o voo direto reduziu o tempo total para 12 horas, ou seja, três vezes menor.

“Justamente por essa economia de tempo e pela nossa eficiência, tivemos ao longo dos últimos 12 meses cada vez mais adesão de clientes à rota, o que nos permite comemorar esses bons resultados. Neste primeiro ano, fomos capazes de operar o voo com 90% de pontualidade e 100% de regularidade – ou seja, sem nenhum voo cancelado”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil. 

Neste um ano, consolidamos a rota, quebramos o paradigma da impossibilidade de Santa Catarina ter um voo cargueiro e, consequentemente, do pouso de aeronaves de grande porte. O segmento de eletrônico é o principal mercado deste voo, mas acreditamos no potencial de ampliação para as áreas de fármaco e metal mecânico. Continuaremos empenhados no crescimento deste negócio”, observa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.


Aeronave da LATAM Cargo no aeroporto de Florianópolis. Foto: Divulgação

Atualmente, a rota cargueira Miami-Florianópolis é operada uma vez por semana, a bordo de um Boeing 767-300F. Com o bom resultado do investimento realizado ainda no auge da pandemia, a LATAM Cargo avalia uma possível expansão de oferta para atender a demanda deste tipo de operação na capital catarinense e região. A avaliação corrobora com o momento mais otimista da LATAM no Brasil com relação também ao transporte de passageiros. À medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19, a companhia também tem apostado na reabertura de voos e, já em novembro, conseguirá retomar 87% da sua oferta de assentos (ASK) em voos domésticos no País.  


Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil e Alexandre Silva, Gerente Comercial – Cargas Internacionais da LATAM Cargo BrasilFoto: Felipe Carneiro

Resultados 

Nessa segunda-feira (16), às 14h30, a Floripa Airport reuniu no aeroporto da capital catarinense clientes, representantes da LATAM, da Fiesc e autoridades locais para celebrar os resultados e acertos do investimento da rota Miami-Florianópolis. 

Em um ano, a primeira rota cargueira do estado de Santa Catarina também resultou em 53 voos. No período, 7 estados do entorno se beneficiaram com a rota que atendeu, até o momento, 138 diferentes importadores. 

A operação também reforça a importância de Santa Catarina e demais estados do Sul brasileiro para a LATAM. Com o serviço, a LATAM Cargo, líder no transporte aéreo de cargas no Brasil, colocou toda sua experiência e agilidade a serviço da região com atendimento personalizado para o agente, malha robusta e com mais alternativas e com maior nível de compliance no setor.
Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.