Premiação será entregue nesta sexta-feira na Universidade Federal de Santa Catarina.
A Secretaria da Saúde de Florianópolis recebe nesta sexta-feira o troféu “Amigo da UFSC”. A premiação homenageia aquelas pessoas e instituições que ao longo dos anos tenham realizado ações em prol da universidade, ou sido parceiras em projetos de relevante importância. “Para nós este reconhecimento reflete uma amizade institucional que visa o bem de nossa população”, avalia do secretário João Candido da Silva, que também é professor de carreira daquela unidade.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria da Saúde já há muitos anos mantém convênio com a UFSC para a formação do Programa Docente Assistencial cujo objetivo era o desenvolvimento de um modelo de articulação Universidade-Sistema de Saúde, em um Sistema Local de Saúde do município de Florianópolis, co-gerenciado pelas instituições envolvidas e visando o desenvolvimento de programas de formação e educação permanente de recursos humanos para a saúde, dentro da ótica do sistema único de saúde.
A partir de maio de 2006 iniciaram-se negociações para se ampliar este Programa fazendo surgir a Rede Docente Assistencial, que é a reestruturação da parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina no que diz respeito à atuação dos estudantes dos cursos superiores das áreas da Saúde e afins como estagiários em nossas unidades locais de saúde. No final de 2004, o número de acadêmicos no programa era de 325, hoje ele ultrapassa os 1.400. O Prêmio Amigo da UFSC teve 18 indicações de técnicos e docentes, que foram analisados por uma comissão composta de representantes de todos os centros de ensino, pró-reitorias, secretarias, HU e gabinete do reitor.