spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Alunos da rede municipal de ensino da Capital recebem prêmio

GeralAlunos da rede municipal de ensino da Capital recebem prêmio
spot_img
spot_img

Compartilhe

Acontece nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a premiação da segunda etapa do Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social, projeto interativo e educativo que mobiliza estudantes para a construção de suas carreiras profissionais, aliando entretenimento, arte e tecnologia. Na rede municipal de ensino de Florianópolis, o primeiro lugar ficou com o aluno Guilherme Wellerson Gonçalves, da EBM Albertina Madalena Dias, que será premiado com uma Bolsa de Estudos em Curso de Formação Livre no Senac e um Ipod. O segundo e terceiro lugares foram dos alunos Mauricio dos Passos Pereira e Allan Martini, ambos da EBM Paulo Fontes, premiados com um Ipod. A escola Paulo Fontes recebeu ainda um microcomputador como prêmio Escola Destaque.

Na edição Educação de Jovens e Adultos, os ganhadores foram as alunas Any Martina Barbosa Dias, Paula Matiko dos Santos Katayama e Jéssica Duarte Fagundes, todas da EBM Osmar Cunha, em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. Como prêmio, Any receberá uma Bolsa de Estudos em Curso de Formação Livre no Senac e um Ipod. O segundo e terceiro lugares recebem um Ipod.

Cerca de dois mil alunos e professores de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de 36 escolas de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e Tijucas participaram de atividades no Sapiens Circus e na internet. O Projeto tem como principal objetivo promover a inclusão social e digital de comunidades escolares através de inovações educacionais, pedagógicas, tecnológicas e de gestão.

A Operação Projeto Futurus teve primeiro uma atividade para familiarizar os alunos com o Sapiens Circus, ferramenta pedagógica e lúdica cuja estrutura lembra a de um circo tradicional. Os estudantes assistiram a vídeos e, em equipes, participaram de um jogo, onde é utilizada uma mesa digital multitoque.

Depois, os alunos desenvolveram algumas atividades no site do Projeto Futurus, como jogos de perguntas e respostas. No portal, também há um Desafio de Autoconhecimento, onde os participantes podem fazer um diagnóstico que ajudará na escolha da carreira.

Cada uma das fases é pontuada e ao final de todo o ciclo do Projeto Futurus são premiados os que atingirem a melhor pontuação. Como prêmio e incentivo à formação profissional, os vencedores ganham bolsas de formação livre em diversas instituições.

Sobre o Projeto

Ajudar jovens e adultos na difícil tarefa de escolher uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social. O Projeto é uma ação pública de inclusão digital, profissional e social, que faz uso das mais avançadas tecnologias da informação e comunicação, e congrega prefeituras, secretarias de educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil, cada uma contribuindo à sua maneira dentro do segmento em que atua.

Dentro do Projeto há o Desafio Futurus, que busca motivar os estudantes a pensar e planejar sua carreira profissional através de uma gincana interativa e educativa, e o Portal IUM, que reúne tecnologias para ajudar a administrar a vida profissional.

Iniciativa inédita no Brasil, o Projeto Futurus é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) via Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECTIS) e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O projeto é operacionalizado através da Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE) e ainda conta com especial apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis.