A Cia Pé de Vento Teatro de Florianópolis encerra, em dezembro, as apresentações do PROJETO TEATRO E CONTOS, aprovado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Florianópolis e o apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis. No dia 15/12, a partir das 16h00 haverá uma apresentação do “DONA BILICA” no Presídio Feminino de Florianópolis e no dia 17/12, a partir de 15h30, apresentação do “Cacilda Astrogilda e Eulália” no Hospital Celso Ramos.
A atriz Vandeléia Will, formada pelo Centro de Artes, interpreta Dona Bilica, um dos espetáculos que f echa com sucesso este projeto social que promoveu 15 apresentações teatrais em espaços inusitados como o Presídio Feminino de Florianópolis, Hospitais da Rede SUS, e escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.
De acordo com os organizadores “O objetivo de proporcionar cultura a este público sem acesso aos bens culturais e impossibilitado de ir a uma sala de teatro, foi atingido com sucesso!”. O projeto existe desde 2000 e “Criar e executar projetos sociais com estas características, sempre foram uma das metas da Cia Pé de Vento Teatro”, afirmam os seus idealizadores que, desde 1999, pesquisam a comicidade. A Cia Pé de Vento tem se destacado no panorama do teatro catarinense por democratizar a arte catarinense e oferecer gratuitamente seus espetáculos teatrais.
Sobre os espetáculos
DONA BILICA
Sinopse – Dona Bilica é uma típica benzedeira e rendeira da Barra da Lagoa (Florianópolis/SC) e o trabalho se desenvolve através do imaginário ilhéu: com contos, “causos” e crendices dos habitantes tipicamente nascidos na ilha de Santa Catarina.
A personagem Dona Bilica faz uma leitura alegre e divertida do jeito de ser, de pensar e falar daqueles que na ilha nasceu e nela vivem. Divulga-la e valorizá-la é o objetivo deste trabalho.
CACILDA ASTROGILDA E EULÁLIA
Sinopse – As personagens Cacilda Astrogilda e Eulália revelam uma amizade entre duas idosas românticas e divertidas. A dupla interage diretamente com o público fazendo este parte também do espetáculo.
Uma vive da fantasia, a outra da realidade e o contraste entre elas nos mostra questões como: a fragilidade, a discriminação, a vaidade, a vontade de viver, a paixão, enfim, tudo que sem perceber escondemos ou revelamos em nosso dia a dia.
Serviço
Espetáculo: Dona Bilica
Local:Presídio Feminino – pátio externo
Rua Delminda Silveira, Agronômica – Florianópolis/SC
Data: dia 15/12 as 16h00
Espetáculo: Cacilda Astrogilda e Eulália
Local:Hospital Governador Celso Ramos –
Centro – 4º andar – Unidade.
Data: dia 17/12 as 15h30