Após posse da nova diretoria, entidade planeja grandes eventos e uma participação ainda maior no desenvolvimento da cidade
O ano de 2010 já começou para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. A posse da nova diretoria, no sábado (12), marcou o início das comemorações dos cinquenta anos de atividades da primeira entidade lojista de Santa Catarina. Uma extensa programação de atividades está sendo preparada, culminando com a realização em setembro do maior evento do varejo na América Latina: a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.
Reconduzido à presidência da CDL, o empresário Osmar Silveira prevê um ano de grandes conquistas para o comércio local. “Queremos intensificar nossa atuação como entidade representativa do setor promovendo uma integração cada vez maior com a comunidade e um diálogo constante com o poder público”, afirma Silveira. Ele afirma que os lojistas de Florianópolis têm plena consciência de que o sucesso de seus negócios está diretamente ligado a uma infraestrutura urbana eficiente para a população e para os turistas. “Além disso, queremos dar uma recepção inesquecível às mais de 5 mil pessoas esperadas para a convenção nacional em setembro e que injetarão um grande volume de recursos no turismo e no comércio da Capital”, acrescenta.
O compromisso com o desenvolvimento da cidade foi reforçado pela presença do vice-prefeito João Batista Nunes, que destacou as diversas ações realizadas em parceira com a CDL, desde discussões sobre a revitalização do Centro até a participação na programação do Natal dos Sonhos. A participação da CDL de Florianópolis para o crescimento do movimento lojista catarinense foi lembrada pelo presidente da FCDL/SC, Sérgio Medeiros, que destacou o papel pioneiro do comércio da Capital e sua colaboração para a organização de câmaras lojistas em outros municípios. No encerramento da cerimônia, Osmar Silveira recebeu placas comemorativas alusivas ao cinquentenário das mãos dos presidentes das CDLs de Joinville e de Tubarão.
PERFIL DA CDL DE FLORIANÓPOLIS
Pioneira do movimento lojista em Santa Catarina, a CDL de Florianópolis é a maior do estado, com 2,5 mil associados e se destaca pela participação ativa em assuntos públicos, políticos, sociais e econômicos da Capital. Em 2009, a CDL comemorou – além da escolha pela sede da Convenção Nacional lojista, maior evento do varejo na América Latina – a criação do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (e o ponto de partida para o Conselho Municipal, já encaminhado à Câmara de Vereadores), a expansão de seus núcleos setoriais (óticas, salões de beleza e cabeleireiros) e o aumento de voos regulares no aeroporto Hercílio Luz, com a chegada, na próxima terça (15), da Azul Linhas Aéreas a Florianópolis.
Ao lado do combate ao comércio de produtos falsificados, que prejudica a economia da cidade e o consumidor, a infraestrutura foi uma das grandes bandeiras da entidade ao longo deste ano. “Fomos até a Anac, em Brasília, buscar soluções para baratear as passagens aéreas na Capital. Somos um dos principais destinos turísticos do país, mas carecemos de boa infraestrutura para receber os visitantes. A CDL manterá esta bandeira como uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico e a geração de renda”, completa Silveira.
Foto: Osmar Silveira, da CDL de Florianópolis, é empossado pelo presidente da Federação das CDLs de SC, Sergio Medeiros. Crédito: Osvaldir Paulo da Silva/Divulgação CDL Fpolis